Policial

Londrina: 33 integrantes de facções são condenados por atuação em presídios

08 jul 2022 às 11:29

A 3ª Vara Criminal de Londrina condenou 33 pessoas denunciadas pelo Ministério Público do Paraná por participação em organização criminosa com atuação em diversos estados a partir de presídios. 


A decisão é provenieente de denúncia oferecida pelo MP por meio da 16ª Promotoria de Justiça de Londrina, a partir da Operação Irmandade, deflagrada em 2020. A maior pena, de 46 anos e 10 meses de reclusão, em regime fechado, foi aplicada a um dos líderes da facção.


Os réus foram condenados por crimes como participação em organização criminosa, sequestro qualificado por grave sofrimento físico (em razão de espancamento), tráfico de drogas, associação para o tráfico e falsificação de documento público. Ainda cabe recurso.


Investigação – Deflagrada em fevereiro de 2020, a Operação Irmandade é conduzida pelo MP em conjunto com o 30ª Batalhão da Polícia Militar de Londrina. No curso das investigações, ainda em 2020, houve o cumprimento de 47 mandados de busca e apreensão e 29 de prisão preventiva em oito cidades (seis no Paraná, uma no Maranhão e outra na capital paulista).