Na madrugada desta quarta-feira (29), mais uma grande apreensão foi realizada por equipes que participam da Operação Hórus, durante patrulhamento de rotina na região de Icaraíma/PR, Rio Paraná, policiais visualizaram movimentação suspeita de duas embarcações próximo da Ilha Grande, em direção do Porto Novo e resolveram realizar aproximação para averiguação.
Ao se aproximar do local, visualizaram as embarcações estavam carregadas de cigarros paraguaios e a carga estava sendo transbordada para um caminhão e um carro.
No local foram apreendidas duas embarcações de ferro, um caminhão, um carro e cerca de 250 caixas de cigarros paraguaios, duas espingardas, sendo uma encontrada abandonada na barranca do rio e a outra embaixo do colchão da casa usada para descanso dos contrabandistas, além disso, foram presas duas pessoas.
Durante as ações no local, a equipe ouviu barulho de duas embarcações no rio e saíram em perseguição. A equipe logrou êxito em abordar as duas embarcações e deter um dos pilotos. O outro piloto pulou no rio, não sendo possível a sua localização. Cada embarcação estava carregada com cerca de 1 (uma) tonelada de maconha, totalizando 2 (duas) toneladas de drogas.
Essas apreensões demonstram que a mesma estrutura utilizada por contrabandistas de cigarros também é utilizada para o tráfico internacional de entorpecentes, armas e munições, ou seja, a atuação dos cigarreiros não é “tão” inocente quanto os contrabandistas costumam difundir, para justificar suas ações perante a sociedade e devem ser reprimidas pelas forças policiais.
No total foram apreendidas 04 embarcações de ferro, 01 caminhão, 01 carro, 2 (duas) toneladas de maconha, 250 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai e duas espingardas, prejuízo de aproximadamente R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) ao crime organizado da região. Além disso, foram presas 2 (duas) pessoas.
Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra para os procedimentos de praxe.
Nova Santa Rosa