O governador Ratinho Júnior visitou a ExpoLondrina na tarde desta quinta-feira (7), mas a passagem do chefe do Executivo paranaense pelo Parque Governador Ney Braga foi marcada por um protesto dos policiais civis, que foram impedidos pela Polícia Militar de entrar na feira agropecuária. Nesta semana, os delegados anunciaram um protesto em todo Paraná. Eles alegam que o reajuste da categoria foi muito abaixo do esperado.
O governador participou do lançamento de um projeto que tem como objetivo apoiar pesquisas e negócios que aproveitem tecnologia para a produção de alimentos, agregando mais valor às foodtechs.
Questionado se os manifestantes foram impedidos de entrar no parque por ordem do governo estadual, Ratinho respondeu que não tinha conhecimento sobre o fato. “Não sei. Obviamente existe todo um protocolo de segurança para o presidente da República e para o governador”, disse.
Ele ainda acusou que o protesto dos policiais civis tem ligação com sindicatos e partidos de esquerda por conta das eleições para o governo estadual neste ano. Ratinho é pré-candidato à reeleição.
“É um ano eleitoral, então, é natural que muitos sindicatos sejam utilizados para isso. Estamos acostumados a ver isso no Brasil todo. Sindicatos usados pela esquerda, até mesmo ligados ao PT, e acabam fomentando esse tipo de coisa. Mas, é um número pequeno de pessoas.”
O governador ainda rebateu os manifestantes alegando que houve readequação salarial nos diferentes setores da Segurança Pública.
“Primeira vez que eu vejo protesto por aumentar o salário. Conseguimos fazer toda readequação salarial da Segurança Pública e também de outras áreas importantes que há muito não tinham (reajuste salarial). Por exemplo, a diferença de um soldado no Paraná era de 60% para os oficiais, uma diferença que há mais 12 anos, eles reivindicavam. Nós conseguimos diminuir essa diferença de 60% para 40%. Na parte da Polícia Civil, nós conseguimos enquadrar os agentes 1 e 2. É uma construção constante”, declarou.
O sindicato que representa a categoria dos policiais civis afirmou que deve registrar um Boletim de Ocorrência por abuso de poder por causa do impedimento de entrar no Parque Governador Ney Braga.
BOLSONARO
Ratinho Junior afirmou que deve acompanhar a visita presidencial a Bandeirantes, no sábado (9), no Santuário São Miguel Arcanjo, mas que não estará presente a passagem de Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (8) pela ExpoLondrina.