Policial

Tiradentes: 5º Batalhão celebra feriado do patrono dos policiais no Brasil

21 abr 2022 às 09:55

O 5º Batalhão da Polícia Militar em Londrina comemorou na manhã desta quinta-feira (21) o Feriado de Tiradentes, patrono da PM e Civil do Brasil. Um evento foi realizado no Batalhão com discursos que valorizam a atuação policial na cidade. A Polícia Civil também celebra a data, instituída de acordo com o Decreto-Lei Nº 9.208, de 29 de abril de 1946. 

Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes Ele foi enforcado em 1792 e, depois, esquartejado, por traição à coroa. O movimento do qual fez parte era anticolonialista, queria a instalação da República.

"De uma família de origem humilde, Joaquim José nasceu na Capitania de Minas Gerais, em 12 de novembro de 1746. Com a morte prematura dos pais, Joaquim José precisou exercer inúmeros trabalhos ao longo de sua vida, como a de dentista amador, função que lhe deu o apelido de “Tiradentes”. Ele também havia trabalhado na mineração, porém, foi no posto de alferes nos quadros da cavalaria imperial que Tiradentes alcançou certa estabilidade. Apesar da pouca instrução, ele era um republicano convicto e adepto dos ideais do Iluminismo.


A imagem de Tiradentes como herói foi construída com a Proclamação da República. Os republicanos desejavam exaltar as figuras de republicanos brasileiros em contraposição aos tempos de monarquia e, por causa disso, Tiradentes foi escolhido pelo caráter da sua condenação. Republicano convicto, Tiradentes foi exaltado como um mártir do movimento republicano e, portanto, um herói nacional.