Todos os locais
Todos os locais
Política

Comissão da Câmara visita UPA para verificar denúncias de agressões

27 out 2021 às 21:01
Por: Redação Tarobá News

Os vereadores da Comissão de Seguridade Social da Câmara de Londrina estiveram na tarde desta quarta-feira (27) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Oeste, localizada no Jardim do Sol. Os parlamentares Lenir de Assis (PT), presidente da comissão, e Nantes (PP), vice-presidente, foram ao local a pedido de servidores, que relataram situações de agressões verbais e físicas sofridas pelos funcionários dentro da unidade de saúde. Também afirmaram que pessoas em situação de rua utilizam o espaço como abrigo, pois ali encontram banheiros, água e até alimentação fornecida por entidades e instituições religiosas, o que interfere no atendimento de saúde, segundo eles.

"Eles alegam que pessoas em situação de rua estão utilizando o espaço da UPA como moradia, dormindo, tendo inclusive atividades sexuais, agredindo os servidores, enfim, atividades que não são características do ambiente, que é para atender os doentes e as pessoas que estão necessitando de atendimento médico. Eles vêm aqui, aparentemente, sem nenhuma necessidade de saúde para usar, realmente, este espaço como moradia, porém, está chegando numa situação que eles partem para agressão porque não tem outro espaço para morar", revelou o vereador Nantes.

Os funcionários contaram aos vereadores que os problemas foram relatados aos superiores hierárquicos na Secretaria Municipal de Saúde. Diante da demanda, a Comissão de Seguridade Social se comprometeu a reforçar o pedido por providências também a outras secretarias municipais, pois segundo a vereadora Lenir de Assis, a questão da população de rua é mais abrangente.

"Vamos acionar as secretarias que têm essa incumbência e faremos necessariamente uma conversa conjunta para ver como deve ser resolvida esta situação. Uma questão particular é a da UPA, mas a questão da população de rua é uma situação de Londrina. Temos mais de mil pessoas que hoje vivem em situação de rua e ao debater isso é necessário que se discuta o caso específico das UPAs, mas é fundamental que se debata, no bojo das políticas públicas de Londrina, a situação da população de rua, porque é preciso, sem dúvida, ter políticas adequadas de acolhimento dessa população", afirmou Assis.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Kamala Harris condena violência política após suposto atentado contra Trump

Política
Imagem de destaque

Ministro do STF pede manifestação da PGR sobre caso Silvio Almeida

Política

Site de campanha para prevenção e denúncia de assédio eleitoral entra no ar

Política

Justiça Eleitoral do Paraná capacita mais de 107 mil mesários até as eleições

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Mulher é encontrada vagando após ser torturada, violentada e obrigada a cavar cova

Cidade
Londrina e região

“Tadinha, tive que fazer isso aí”, diz homem preso por matar a namorada em Ibiporã

Cidade
Cascavel e região

Homem morto em Cascavel havia sido preso suspeito de liderar quadrilha de roubo a cargas

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre em grave acidente na PR-323, próximo ao trevo da Warta

Cidade
Paraná

Paraná volta a ficar frio e chuvoso a partir de domingo; confira a previsão do tempo

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.