Todos os locais
Todos os locais
Política
Brasil

Fraldas terão alíquota reduzida em 60% na reforma tributária

Redução para baixa renda é questão de justiça social, diz relator
10 dez 2024 às 14:46
Por: Agência Brasil
- Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O relatório do projeto que regulamenta a reforma tributária, apresentado nesta semana no Senado, incluiu fraldas infantis ou geriátricas entre os itens de higiene pessoal para pessoas de baixa renda, que terão uma alíquota reduzida em 60% no IBS [Imposto sobre Bens e Serviços] e no CBS [Contribuição sobre Bens e Serviços].


O relator da reforma, senador Eduardo Braga (MDB-AM), justificou que a inclusão das fraldas no regime tributário com alíquota reduzida é uma questão de justiça social.


“Nossas crianças, nossas parturientes, nossos idosos, nossos doentes crônicos, 75% da nossa população que necessita dessas fraldas são provenientes do CadÚnico”, explicou Braga. O CadÚnico é o cadastro do governo federal que reúne os beneficiários de programas sociais da União, formado por pessoas de baixa renda.


Além das fraldas, incluídas no texto pelo relator no Senado, o projeto de lei que regulamenta reforma tributária aprovado na Câmara já previa a alíquota reduzida em 60% para alguns materiais de limpeza e higiênicos majoritariamente consumidos pela população de baixa renda.


São eles: sabões de toucador; escovas de dente; papel higiênico; água sanitária; sabões em barra; e dentifrícios, que são produtos para higiene bucal, como pasta de dente.

Outras notícias

Lula diz que governo não vai interferir em nova gestão do BC

Lula reúne ministros para almoço no Alvorada

Senado aprova teto para salário mínimo e mudanças no BPC


O projeto de lei complementar (PLP) 68 de 2024 é lido nesta terça-feira (10) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O texto deve ser submetido na Comissão nesta quarta-feira (11), com previsão de ir ao Plenário do Senado no mesmo dia, caso aprovado pela CCJ.


Outras mudanças

O relator da reforma no Senado também incluiu os serviços de internet e telefone entre aqueles que terão cashback para famílias de baixa renda. Cashback é a devolução total ou parcial do imposto pago.


O parecer também ampliou a lista de medicamentos e de produtos de saúde com alíquota reduzida em 60%. Entram na relação os itens de home care, usados em tratamentos domiciliares de doenças crônicas, de mobilidade ou terminais. O texto também incluiu serviços de esterilização e de instrumentação cirúrgica na relação de alíquota reduzida. 


Outra mudança feita pelo relator Braga foi a inclusão de armas e munições entre os produtos com Imposto Seletivo (IS), que deve pagar uma alíquota maior por trazerem risco à saúde ou ao meio ambiente.


Segundo a proposta de Braga, o imposto seletivo não incidirá sobre armas e munições destinadas às Forças Armadas e aos órgãos de segurança pública, mas será cobrado sobre os demais usuários de armas de fogo.


Durante a votação em segundo turno da proposta de emenda à Constituição que reformulou os tributos sobre o consumo, a Câmara dos Deputados retirou armas e munições do IS. 

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Congresso promulga emenda à Constituição para cortar gastos do governo

Política
Imagem de destaque

Dino determina arquivamento de inquérito contra Renan Calheiros

Política

Câmara aprova teto para salário mínimo, mas afrouxa mudanças no BPC

Política

PEC de corte de gastos é aprovada em dois turnos na Câmara

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Mulher morre após ser atropelada por ônibus do transporte coletivo no Jardim Imagawa

Cidade
Londrina e região

Após acidentes com patinetes em Londrina, placas de orientações serão instaladas

Cidade
Londrina e região

Homem reage durante abordagem da polícia e morre em confronto na PR-445, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Morador de Sertanópolis recebe laudo com resultado de 23 semanas de gravidez

Cidade
Londrina e região

Cirurgia de reconstrução craniana em ciclista canadense é feita em Londrina

Podcasts

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP01 - Andrea Prado, Fagner Neto e Luciana Vinci 05-12-24

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.