Política

Greca diz que estuda cortar gratuidade do transporte de idosos em alguns períodos do dia

08 mai 2020 às 15:16

O prefeito Rafael Greca afirmou, em entrevista concedida à jornalista Leda Nagle nesta quinta-feira (7), que Curitiba estuda cortar a gratuidade do transporte coletivo para idosos em alguns momentos do dia. A medida se daria diante do expressivo aumento do número de embarques nos ônibus ao longo da última semana, deste que é um dos principais grupos de risco da Covid-19.

“Eu estou querendo convencer os velhos a ficarem em casa, porque cansaram. Na quarta-feira (6), andaram de ônibus perto de 240 mil pessoas nos ônibus, sendo 30 mil idosos. Vamos limitar primeiro com apelo e depois vamos estudar se podemos cortar o passe gratuito”, disse Greca.

O limite aconteceria no período da manhã e da noite. Segundo Greca, os idosos seriam restringidos a usar o transporte coletivo entre 10 e 16 horas. “É uma recomendação que sai do meu coração. De manhã, há friagem, há sereno. Mais de tarde, também tem sereno e friagem. Então se tiverem que ir e vir, para buscar a aposentadoria, fazer algum exame, fazer alguma coisa nas áreas centrais, que façam enquanto o sol está brilhando”, explicou.

Nesta semana, o número de idosos que utiliza o transporte coletivo de Curitiba praticamente dobrou desde o início da pandemia, segundo registros da Urbs. Levantamento mostra que a primeira semana de restrições na capital paranaense teve um média diária de 10.996 passageiros idosos. Em 4 maio, porém, o número subiu para 20.793. Na quarta-feira (6), segundo Greca, o número já estaria próximo dos 30 mil.

Fonte: Banda B