O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), restabeleceu a escolta policial da deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ). A medida foi anunciada na noite deste sábado (13).
“Diante do pedido de reconsideração apresentado, o tema será reavaliado, à luz dos precedentes da Câmara e das novas informações fornecidas pela Deputada. O presidente determinou a manutenção da escolta até uma decisão definitiva sobre o pedido da deputada”, afirmou a presidência da Casa em nota.
Segundo a Câmara dos Deputados, a escolta foi suspensa em decisão tomada em 8 de dezembro, em virtude de um parecer técnico do Departamento de Polícia Legislativa Federal, que consultou a Polícia Civil, o Ministério Público do Rio de Janeiro e a Polícia Federal, “que constataram não haver mais ameaças recorrentes, nem riscos à integridade física da parlamentar”.
“A escolta à deputada Talíria Petrone foi suspensa em decisão do dia 8 de dezembro, em virtude de parecer técnico do Departamento de Polícia Legislativa Federal, emitido em 4 de dezembro, após consulta à Polícia Civil e ao Ministério Público do Rio de Janeiro, bem como à Polícia Federal, que constataram não haver mais ameaças recorrentes, nem riscos à integridade física da parlamentar. O presidente Hugo Motta está em contato com a deputada Taliria”, destacou a nota.
Em publicação nas redes sociais, a deputada do PSOL disse que foi surpreendida com a retirada de sua proteção, “em meio a uma semana conturbada na Câmara”.
Talíria Petrone afirmou que, desde o primeiro momento, tentou contato com o presidente da Casa, Hugo Motta, mas sem sucesso. Segundo ela, a medida gerou grande preocupação.
“Há pouco, recebi uma ligação do presidente da Casa informando que irá acolher o recurso referente à minha escolta, garantindo o retorno das condições para o exercício do mandato com segurança. Seguiremos mobilizados até que esta decisão seja revertida oficialmente. Agradeço o carinho e a solidariedade de todas e todos. Sigo firme no exercício do nosso mandato, instrumento do povo do Rio de Janeiro”, finalizou.