Política

"Ingratidão": Trump e Musk trocam farpas públicas; entenda treta

06 jun 2025 às 08:46

O bilionário Elon Musk e o presidente dos EUA, Donald Trump, protagonizam uma troca de farpas pública desde que o dono da Tesla decidiu deixar o governo. O grande motivo da desavença foi o projeto de lei orçamentaria enviado pela Casa Branca ao Congresso norte-americano.


Musk viu uma série de problemas com a proposta, que na sua vão levará a um forte aumento do déficit do país. Ele, que já havia anunciado sua saída do governo, chamou a legislação de “aberração nojenta”.



Trump responde


Trump se disse “decepcionado” com as críticas e afirmou ainda que Musk “conhecia todos os aspectos do projeto”. “Ele sabia melhor do que quase ninguém e nunca teve nenhum problema com ele até o dia que deixou o governo”, ressaltou o presidente.


Ele ainda sugeriu que Musk ficou irritado pois entre as medidas estava um corte para incentivos a compras de carros elétricos.



Musk contra-ataca 


Isso gerou uma série de postagem com críticas ferozes de Musk no X (antigo Twitter). Para começar, o empresário disse que afirmação de Trump era uma mentira.


Depois, ele acusou o presidente dos EUA de “ingratidão” e afirmou que se não fosse por ele, Trump teria perdido as eleições e os Democratas (partidos de oposição) teriam o controle da presidência, da Câmara e do Senado.


A fala sobre ingratidão gerou mais uma reação de Trump, que ameaçou romper contratos entre o governo e empresas do empresário.



Acusação de crime e pedido de impeachment


Na sequência, Musk afirmou que Trump estaria citado nos arquivos sobre o caso de Jeffrey Epstein, que comandava um esquema de tráfico sexual nos anos 2000 e que morreu dentro da cadeia. 


"Hora de soltar a bomba realmente grande: Donald Trump está nos arquivos de Epstein. Essa é a verdadeira razão pela qual eles não foram tornados públicos. Tenha um bom dia, DJT!", disparou o bilionário.


Musk ainda pediu o impeachment de Trump e defendeu que o vice, JD Vance, assuma o governo.




Custo financeiro


Apesar de ter causado nas redes sociais, a briga teve um custo financeiro para Musk. Após sua troca de ataques com o presidente dos EUA, a fortuna do magnata despencou R$ 158 bilhões.