Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Marçal é condenado a pagar R$ 100 mil a Boulos por fake news sobre droga

Na sentença, o juiz destacou que houve ‘fabricação fria e calculada de uma mentira documental para ludibriar o eleitorado e destruir a honra do adversário’. Cabe recurso da decisão
02 fev 2026 às 13:42
Por: Band
Reprodução/Band
O empresário Pablo Marçal foi condenado a pagar R$ 100 mil de indenização por danos morais a Guilherme Boulos por disseminar informações falsas durante a campanha eleitoral para a prefeitura de São Paulo em 2024. Cabe recurso da decisão. 

Na ocasião, o candidato à prefeitura de São Paulo usou as redes sociais para divulgar um laudo ilegítimo dois dias antes do primeiro turno, que dizia que Boulos recebeu atendimento por uso de drogas ilícitas.


O então candidato do PRTB também fez uma série de insinuações, ao longo da campanha, de que Boulos faria o uso de entorpecentes, chegando a dar ao adversário o apelido de "comedor de açúcar", em referência ao suposto uso de cocaína.


Segundo a decisão da Justiça de São Paulo, a quantia deverá ser corrigida pela Tabela Prática do Tribunal de Justiça de São Paulo a partir da data da sentença e acrescida de juros de mora de 1% ao mês a contar do evento danoso (4 de outubro de 2024). 


“Trata-se da fabricação fria e calculada de uma mentira documental para ludibriar o eleitorado e destruir a honra do adversário. O réu agiu com dolo intenso, valendo-se de sua vasta rede de alcance digital para potencializar o dano. A alegação de desconhecimento da falsidade beira a má-fé, dado que o réu vinha anunciando a ‘bomba’ dias antes, demonstrando o planejamento da ação difamatória”, escreveu o juiz Danilo Fadel de Castro, da 10ª Vara Cível, na sentença. 


“Ao divulgar documento falso com teor gravíssimo, o réu não exerceu sua liberdade de expressão ou crítica política; praticou, em verdade, ato ilícito doloso, visando destruir a reputação do adversário mediante fraude (...). Não se tratou de uma opinião ácida ou de um questionamento sobre a aptidão do candidato, mas da fabricação de uma ‘realidade’ criminosa para imputar falsamente ao autor a condição de usuário de entorpecentes”, acrescentou. 

Outras notícias

CPI do Banco Master quer ouvir o governador Ibaneis Rocha, do DF

Com Bolsonaros rachados, PL Mulher ignora nas redes a candidatura de Flávio

“Participar da campanha”, diz Haddad sobre futuro ao deixar Ministério


Para o juiz, o debate político admite críticas ácidas, contundentes e até indelicadas. Porém, “a imunidade da crítica não autoriza a prática de crimes contra a honra, tampouco a fabricação e disseminação dolosa de fatos sabidamente inverídicos (fake news) com o intuito de aniquilar a reputação alheia”. 


“A liberdade de expressão não é salvo-conduto para a calúnia e a difamação. No caso em tela, a conduta do réu Pablo Henrique Costa Marçal ultrapassou, e muito, as raias do debate político civilizado e da crítica administrativa”, diz trecho da sentença. 


Band.com.br entrou em contato com Pablo Marçal e Guilherme Boulos, mas não se manifestaram até a publicação desta reportagem. 

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Cármen Lúcia anuncia proposta para atuação de juízes eleitorais

Política

Chance zero do PSD não ter candidatura própria à Presidência, afirma Kassab

Política

Congresso retoma atividades com foco em pedido de CPI sobre Banco Master

Política

Paes confirma saída da prefeitura em março para disputar governo do Rio

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é preso por suspeita de chefiar quadrilha de estelionato em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Mulher procura delegacia para tirar via de RG e é presa em Cascavel por ordem do STF

Cidade
Londrina e região

Prefeitura de Londrina anuncia mudança no comando da Secretaria de Educação

Cidade
Londrina e região

Ratinho Júnior visita Londrina e autoriza início das obras do Terminal Metropolitano

Brasil e mundo
Brasil

Mara Maravilha segue internada na UTI e não tem previsão de alta

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 46 | Trajetória na Comunicação | Carmen Cavaletto

Podcast Café com Edu Granado | EP 48 | Fé, Vocação e Esperança | Agnaldo Pereira e Fernando Carioca

Podcast PodGuest | EP 18 | Geyzom Aragão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.