Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Lula cria plataforma para coibir roubos de celulares e vendas ilegais

Presidente assinou nesta terça decreto do "celular seguro"
23 jun 2026 às 22:34
Por: Agência Brasil
Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula assinou, nesta terça (23), um decreto que transformou o Projeto “Celular Seguro” em política pública permanente. A legislação criou o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), uma plataforma para reunir informações de aparelhos roubados, furtados ou extraviados em todo o País.


“A partir desse decreto, muita coisa vai mudar na atuação do governo federal, dos governos estaduais e também muita coisa vai mudar nas pessoas que ousarem roubar um celular daqui para frente”, disse o presidente no anúncio em São Paulo.


O presidente defendeu a medida para reduzir a violência no País.


“A gente quer punir quem rouba, a gente quer punir quem vende, a gente quer punir o crime organizado. Mas é importante que você tenha mais cuidado ao utilizar o celular porque é um patrimônio seu”.


Contra a cadeia criminosa

O secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Lucas Veloso, explicou que a iniciativa representa uma mudança na estratégia de combate aos crimes patrimoniais relacionados a dispositivos móveis. “Essa é uma nova etapa de um programa que vai combater efetivamente o roubo, furto e toda a cadeia criminosa que envolve os celulares”, disse. 

Outras notícias

Lula entrega aparelhos de radioterapia em São Paulo

Julgamento sobre 'uberização' pode mudar regras de apps

Governo enviará novo PL à Câmara para aumentar limite do MEI


A plataforma deve reunir dados do Programa Celular Seguro, boletins de ocorrência registrados pelas Polícias Civis, operadoras de telefonia, sistemas nacionais de segurança pública, Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) da Anatel e ABR Telecom. Inicialmente já há informações com mais de 3,3 milhões de aparelhos aptos à recuperação. 


“A plataforma é um cadastro negativo, é o Serasa dos celulares roubados”, disse o secretário. Uma das inovações do programa é o chamado “Modo Recuperação”. A ideia é que o IMEI (número de registro do aparelho) permaneça ativo e passe a ser monitorado nacionalmente. O governo explica que, quando uma nova linha telefônica for habilitada no dispositivo, o sistema identificará a utilização do aparelho e iniciará o fluxo de recuperação.


O governo poderá identificar aparelhos com registro de roubo ou furto em utilização e encaminhar notificações aos usuários para devolução voluntária e regularização da situação junto às autoridades policiais.


Ferramenta de consulta

Uma novidade é a criação de uma ferramenta pública de consulta. Isso porque, antes de adquirir um celular de terceiros, qualquer pessoa vai poder verificar, no aplicativo ou portal do Celular Seguro, se o aparelho possui algum registro de restrição.


A consulta será feita a partir do número IMEI e retornará apenas duas possibilidades: "Sem Restrição" ou "Com Restrição". A ideia é que a recuperação dos aparelhos seja realizada pelas Polícias Civis dos estados. A tecnologia que inspira a nova fase já foi adotada no Piauí, Amazonas, Bahia e Ceará. 


Ele explicou que o trabalho é fazer a integração nacional das informações. O secretário acrescentou que há, em média, 1 milhão de celulares roubados por ano no Brasil registrados via boletim de ocorrência. Inclusive, o próprio governo considera que pode haver subnotificação. 


“O celular hoje traz identidade e aplicativos bancários, por exemplo. Ninguém vive mais sem celular (...) A gente percebeu que existe um mercado que muita gente lucra milhões com o comércio ilegal de celular roubado, com a fraude digital e com outros crimes”, afirmou. 


Consciência

A aposta do governo também é recuperar telefones roubados com o consumidor final. Com um banco de informações, as pessoas que compram celulares, de forma informal, poderão verificar se trata de um aparelho que não foi roubado ou perdido. O Banco Nacional de celulares com restrição terão informações de todas as unidades da federação. 


“Quando uma pessoa devolver um celular com restrição, estará desestimulando o crime e salvando a vida de alguém que não vai ser mais assassinado num assalto, que não vai ter mais um bem subtraído”, disse o secretário nacional de segurança pública.

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

STF retoma julgamento sobre vínculo de motoristas de aplicativo

Política
Imagem de destaque

PGR defende que Mendonça relate pedido de investigação do Dark Horse

Política

Jaques Wagner deve entregar liderança do governo após reunião

Política

Espriella vence eleição presidencial na Colômbia, diz apuração preliminar

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Polícia resgata idosa e investiga filho por cárcere em Londrina

Cidade
Londrina e região

Mulher relata aborto e caso mobiliza polícia em Londrina

Cidade
Londrina e região

MPPR denuncia Anne Moraes e irmã por esquema financeiro

Brasil Urgente
Londrina e região

Quadra cede e três crianças caem em fosso de colégio cívico-militar

Cidade
Londrina e região

Serpentes são encontradas em encomenda nos Correios em Cambé

Podcasts

Podcast Pod Tah | EP 54 | Cuidado Integral e o Futuro da Medicina | Layslly Cristina

Tá no Pod Shopping JL | EP 1 | Educação Financeira e o Fortalecimento do Cooperativismo

Angélica Duarti Talks | EP 9 | Parapsicologia e os Mistérios do Cosmos | Rogelio Raquel

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.