Política

Ministro da Justiça comenta extradição de Zambelli: 'Vamos fazer o trabalho protocolar'

09 jun 2025 às 13:00

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou para a imprensa nesta segunda-feira (9) que a pasta já prepara o pedido de extradição da deputada licenciada Carla Zambelli (PL) que está foragida no exterior. O chefe do ministério afirmou que apenas cumpre a determinação do Judiciário. 


"Nos casos de extradição, o Ministério da Justiça cumpre a determinação do poder judiciário. Ao que fui informado, o ministro Alexandre de Moraes determinou que o Ministério pedisse a extradição desta senhora", afirmou. 


Lewandowski afirmou que a documentação que pede a extradição de Zambelli está em tramitação. "Quando chegar ao Ministério vamos fazer o trabalho protocolar, sem entrar no mérito, de enviar o pedido de extradição ao governo italiano", pontuou. 


Zambelli foi incluída na lista de foragidos da Interpol na semana passada, após deixar o Brasil mesmo condenada a 10 anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça. Ela foi para os Estados Unidos e agora deve se dirigir à Itália. 


Zambelli enfrenta uma série de represálias da Justiça. Nesta quinta-feira, 5, a Câmara dos Deputados publicou a licença de Zambelli por 127 dias, o que significa que a deputada deixará de receber o salário e será substituída pelo suplente, o deputado Coronel Tadeu (PL-SP).


O ministro Alexandre de Moraes, do STF, também emitiu ordem para a prisão da deputada licenciada. Atualmente, as redes sociais de Zambelli e sua família foram retiradas do ar e ela se encontra na lista de procurados da Interpol.