Política

Moraes decreta prisão preventiva da deputada Carla Zambelli e bloqueio de passaportes

04 jun 2025 às 16:42

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e decretou, nesta quarta-feira (4), a prisão preventiva da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). 


A PGR pediu a prisão preventiva da deputada federal após Carla Zambelli anunciar que deixou o Brasil. A parlamentar afirmou que saiu do país devido a um tratamento médico e declarou que pedirá licença do mandato. “Cansei de ficar calada, de não poder falar as coisas que eu penso”, disse. 


Na decisão, Alexandre de Moraes determinou


  • Prisão de Carla Zambelli;
  • Bloqueio imediato dos passaportes emitidos em nome da deputada, incluindo o passaporte diplomático;
  • Bloqueio dos vencimentos e quaisquer outras verbas, inclusive destinadas ao gabinete de Zambelli, pagos pela Câmara dos Deputados, para fins de pagamento integral de multa aplicada;
  • Bloqueio de quaisquer bens, ativos, contas bancárias, inclusive para recebimentos de salários e verbas de gabinete e de quaisquer tipos de transferências, inclusive Pix, bem como de cartões de crédito/débito -, e investimentos ativos mantidos ou pertencentes a Zambelli;
  • Bloqueio de veículos automotores por meio do Sistema RENAJUD e o bloqueio de bens imóveis por meio da Central Nacional de Indisponibilidade de Bens (CNIB);
  • Bloqueio de embarcações e aeronaves eventualmente registradas em nome de Zambelli, com a expedição de ofício à Capitania dos Portos e à ANAC para efetivar a medida.


Além disso, Moraes também determinou que as empresas GETTR, Meta, Linkedin, TikTok, X (antigo Twitter), Telegram e YouTube realizem os bloqueios das contas de Zambelli, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, com o fornecimento de seus dados cadastrais a Suprema Corte e a integral preservação de seu conteúdo. 


“A imposição de multa diária de R$ 50 mil em relação à Carla Zambelli, por postagem nas redes sociais suas ou de terceiros que reiterem as condutas criminosas”, diz trecho do documento. 


Alexandre de Moraes também determinou que a Polícia Federal inclua o nome de Carla Zambelli na difusão vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), “bem como informe ao juízo sua localização, para viabilizar o competente pedido de extradição”.