A Venezuela está aberta a negociar um acordo com os Estados Unidos para combater o narcotráfico, disse o presidente Nicolás Maduro durante uma entrevista transmitida na quinta-feira (1º) pela televisão estatal.
Maduro, no entanto, se recusou a comentar sobre um ataque lançado pelos Estados Unidos contra instalações que seriam de uma facção criminosa, na semana passada.
Entrevistado pelo jornalista espanhol Ignacio Ramonet, o presidente venezuelano reiterou que Washington quer forçar uma mudança de governo e acessar as vastas reservas de petróleo do país.
"O que eles buscam? É evidente que buscam se impor pela via da ameaça, da intimidação e da força", declarou Maduro, que depois afirmou que é hora de ambas as nações começarem "a conversar a sério, com dados na mão".
"O governo dos Estados Unidos sabe, porque dissemos a muitos de seus porta-vozes, que, se quiserem conversar seriamente sobre um acordo de combate ao narcotráfico, estamos prontos", afirmou o presidente da Venezuela. "Que se quiserem petróleo, a Venezuela está pronta para investimento americano, como com a Chevron, quando quiserem, onde quiserem e como quiserem."