Todos os locais
Todos os locais
Política
Brasil

Novo procedimento em Lula já estava previsto após cirurgia, diz equipe

Médica explica que embolização evitará novos sangramentos
11 dez 2024 às 22:10
Por: Agência Brasil
- Foto: Marcelo Camargo

A médica Ana Helena Germoglio, da equipe médica que cuida da saúde do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse, no final da tarde desta quarta-feira (11), que a embolização de artéria meníngea média à qual Lula será submetido amanhã já estava prevista desde o “momento zero” da cirurgia, feita na madrugada da última terça-feira (10).


“Desde o momento zero, dentro do centro cirúrgico, já existia essa programação. O que faltava era a gente bater o martelo em qual dia ou em qual momento seria a melhor hora de fazer, que foi discutido hoje”, disse a médica, em entrevista coletiva ao lado de Roberto Kalil Filho, médico de Lula, no hospital Sírio Libanês, onde o presidente está internado. 


A equipe explicou que  procedimento será feito para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar no futuro. 


“Quando você drena o hematoma [o que ocorreu na cirurgia], existe uma pequena possibilidade de, no futuro, as pequenas artérias da meninge ainda causarem um pequeno sangramento. Isso não é impossível acontecer. Este procedimento complementar ao procedimento cirúrgico [a embolização] é para minimizar o risco de, no futuro, isso acontecer. Isso faz parte dos protocolos atuais, é um procedimento de baixo risco”, disse Kalil.


“Um paciente que tem o sangramento cerebral como ele teve, reduziu, aí volta a ter pequeno sangramento como aconteceu, não é impossível, no futuro, ressangrar. Em medicina não existe a palavra impossível, tudo é possível, então para minimizar, e o presidente é uma pessoa ativa, saudável, para minimizar o risco de futuro sangramento, existe esse procedimento”, acrescentou.

Outras notícias

Venezuela: Maduro assume 3º mandato e promete reforma na Constituição

Lula e Macron manifestam preocupação com política da Meta

AGU dá 72 horas para Meta explicar fim da checagem de informações


Divulgação


Kalil disse ainda que, em razão da simplicidade do procedimento, a equipe médica havia decidido inicialmente divulgar as informações sobre a embolização apenas na entrevista coletiva prevista para às 10 horas de amanhã. No entanto, por decisão de Lula e da primeira-dama, Janja Lula da Silva, um novo boletim médico foi divulgado na tarde desta quarta-feira já informando sobre o procedimento de amanhã.


“O presidente e a dona Janja fizeram questão de botar no boletim antes do procedimento. Porque nós íamos realmente, a equipe médica, a doutora Ana e eu, nós tínhamos combinado, fazemos o procedimento, que é uma rotina própria dessa cirurgia, e depois, na coletiva, nós damos toda a satisfação como a imprensa merece”. 


Kalil ressaltou ainda que o novo procedimento só será possível de fazer porque Lula apresentou uma evolução muito boa no pós-operatório. Ele explicou ainda que a embolização não altera o tempo de recuperação do presidente na unidade de terapia intensiva. “A evolução foi muito boa, o presidente está em estado geral ótimo. Então, isso foi decidido simplesmente como protocolo, como complemento da cirurgia”, disse. 


O procedimento, de baixa complexidade, segundo o médico, não precisará ser feito no centro cirúrgico, deve demorar em torno de uma hora. É um cateterismo via femoral, com uso de sedação ou de anestesia. “É um procedimento relativamente simples e de baixo risco”, tranquiliza Kalil. 


O médico acrescentou que o dreno colocado na cabeça do presidente poderá ser retirado no procedimento.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Lula convoca reunião para discutir decisão da Meta e fala em 'soberania'

Política
Imagem de destaque

AGU notifica Facebook para excluir vídeo falso de Haddad em 24 horas

Política

Ex-diretor da PRF assume secretaria em município catarinense

Política

Projeto quer suspender salário de militares da ditadura

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Mulher é atingida por trem enquanto realizava ritual religioso nos trilhos em Cambé

Cidade
Londrina e região

Ferrari de Londrina avaliada em quase R$ 4 mi está entre os IPVAs mais caros do Paraná

Cidade
Londrina e região

Centenas de vagões são abandonados em ferrovia tomada pelo mato em Jataizinho

Cidade
Cascavel e região

Três pessoas morrem e sete ficam feridas em grave acidente na BR-277 em Guarapuava

Cidade
Londrina e região

Câmeras mostram movimentos de suspeito e podem indicar dia em que Raphaelle foi morta

Podcasts

INVESTIMENTO

Podcast - FILL - EP23 - Felipe Gondin 07-12-24

ESPORTE

Podcast - FILL - EP22 - Ricardo Cavallini 07-12-24

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP21 - Tatiana Fiuzza 07-12-24

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.