Todos os locais
Todos os locais
Política
Brasil

PT divulga campanha 'Verdade sobre o INSS' e atribui irregularidades ao governo Bolsonaro

Campanha tem quatro episódios, cada um focado em diferentes aspectos das acusações; caso derrubou presidente do instituto e ministro da Previdência Social
16 mai 2025 às 15:11
Por: Band
Reprodução/ Jornal da Band

O Partido dos Trabalhadores (PT) divulga nesta semana, no perfil oficial na plataforma X (antigo Twitter), uma série de vídeos atribuindo a responsabilidade pelas fraudes e irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


Intitulada "Verdade sobre o INSS", a campanha tem quatro episódios, cada um focado em diferentes aspectos das acusações, como bloqueio de benefícios, descontos indevidos na folha de pagamento e participação de chefias em esquemas ilícitos.


A Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), em abril, identificou um esquema fraudulento de deduções indevidas em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.


O escândalo provocou a demissão de Alessandro Stefanutto da presidência do órgão e também de Carlos Lupi da chefia do Ministério da Previdência Social.

Outras notícias

Frentes parlamentares farão ato contra MP do IOF no Senado

Lula vai ao Canadá para o G7, que tratará da segurança energética

Grupo de autoridades brasileiras que está em Israel é escoltado até a Jordânia


O caso motivou a publicação de vídeos tanto de governistas quanto da oposição. O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) responsabilizou o governo Lula pela fraude no INSS, repetindo o modelo de vídeo viral sobre o Pix.


Já o deputado André Janones (Avante-MG), em um vídeo com estética semelhante, defendeu o atual governo e atribuiu a fraude ao governo Bolsonaro.


O jogo de empurra sobre as fraudes teve seu episódio mais recente com uma discussão acalorada entre o novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e o senador Sérgio Moro (União-PR), durante sessão na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado.


Wolney Queiroz atribuiu a responsabilidade do caso ao governo de Jair Bolsonaro, enquanto Sérgio Moro apontou a demora do governo Lula para solucionar o tema após tomar conhecimento sobre os descontos indevidos.


Relembre o caso

Após denúncias, a CGU iniciou uma apuração sobre as possíveis fraudes no instituto, entrevistando quase 1.300 aposentados que tiveram descontos em todo País. O resultado mostrou que, em média, 97% dos beneficiários não tinham dado consentimento para a medida.


Foram feitas auditorias em 29 entidades que tinham Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com o INSS. A CGU identificou falta de estrutura operacional para prestar os serviços que ofereciam aos beneficiários. O órgão também verificou que "70% das 29 entidades analisadas não entregaram a documentação completa ao INSS".


Os descontos começaram em 2016, mas cresceram substancialmente em 2023 e 2024, segundo as investigações. Entidades de classe, como associações e sindicatos, formalizavam Acordos de Cooperação Técnica com o INSS, o que permitia o desconto em folha dos beneficiários. A autorização para o desconto, contudo, em muitos casos, era fraudada.


Segundo a PF, para o desconto ser realizado, a entidade precisaria de autorização expressa e individual de cada beneficiário para realizar o desconto de sua mensalidade associativa. Na investigação, foram identificadas, porém, a ausência de verificação rigorosa dessa autorização e a possibilidade de falsificação de documentos de filiação e autorização.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

G7 tem volta de Trump e presença de Lula, com conflito Irã-Israel e tarifas na pauta

Política
Imagem de destaque

Lula pede que ONU assuma nova missão de paz no Haiti

Política

Comissão da MP para gerenciamento dos benefícios do INSS será instalada na terça

Política

Ex-ministro Gilson Machado é preso pela Polícia Federal

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Corpo de mulher é encontrado em estado avançado de decomposição na zona sul de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Testemunha fala sobre acidente na BR-163 em Cascavel e ajuda família a chegar ao aeroporto

Cidade
Londrina e região

Idosa de 75 anos morre enquanto aguardava atendimento na Farmácia Municipal

Cidade
Londrina e região

Mulher que foi atingida por BMW em Ibiporã morre em hospital de Londrina

Cidade
Londrina e região

Motociclista que se envolveu em acidente na Avenida Leste-Oeste morre no HU

Podcasts

Podcast Linha de Frente | EP 04 | Andre Galharte

Podcast Negocios à Parte | EP 10 | Empreenda com Sucesso | Fabiano Zanzin

Podcast Eleva+ Cast | EP 8 | Eletromobilidade, Inovação e Condomínios | Solel

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.