Política

Quaest: Desaprovação a governo Lula segue em 49%; aprovação oscila para 47%

15 jan 2026 às 09:35

A primeira pesquisa Genial/Quaest de 2026, divulgada nesta quarta-feira (14), aponta um cenário de estabilidade na avaliação sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o levantamento, 49% dos brasileiros desaprovam a maneira como o presidente comanda o país, mesmo índice de dezembro, enquanto 47% aprovam, uma leve oscilação negativa de um ponto percentual.


Os números indicam um empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento ouviu 2.004 pessoas em todo o Brasil entre os dias 8 e 11 de janeiro.

Avaliação Positiva x Negativa

Quando os entrevistados são questionados sobre como avaliam o governo de forma geral (positivo, negativo ou regular), a pesquisa mostra uma leve piora na percepção da gestão. A avaliação negativa subiu de 38% em dezembro para 39% em janeiro.


Por outro lado, a avaliação positiva recuou dois pontos, passando de 34% para 32%. O maior crescimento foi no grupo que considera o governo regular, que foi de 25% para 27% no mesmo período.

Aprovação do Trabalho de Lula

Na análise específica sobre o trabalho pessoal do presidente, a pesquisa confirma o quadro de estabilidade.

Desaprovação: Manteve-se em 49%, mesmo patamar registrado em dezembro de 2025.

Aprovação: Oscilou de 48% para 47%, variação dentro da margem de erro.