Na próxima sexta-feira (30), a partir das 13h, o Tribunal Regional Eleitoral de Paraná (TRE-PR) realizará a 2ª Sessão Itinerante nas dependências da sede da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Londrina (OAB-PR). Essa é a primeira sessão do projeto sediada no interior do estado.
Desenvolvida pelo Laboratório de Inovação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Liods) do TRE-PR, a Sessão Itinerante segue os princípios da linguagem simples para tornar o julgamento das ações eleitorais mais objetivas e acessíveis para a população, aproximando a Corte Eleitoral do Paraná da sociedade.
Pacto Eleições no Caminho da Paz
Antes do início da sessão, os sete candidatos a prefeito da cidade de Londrina, partidos políticos e instituições públicas e privadas assinarão o Pacto Eleições no Caminho da Paz, iniciativa do TRE-PR com o objetivo de garantir que as Eleições 2024 transcorram de forma segura, igualitária, inclusiva, livre de assédio eleitoral, de desinformação e de discurso de ódio.
Para assinar o Pacto, é necessário preencher um Termo de Adesão, disponível na página da campanha No Caminho da Paz, que torna pública a lista das entidades signatárias e os conteúdos de divulgação. Depois de assinar, a instituição deve enviar o termo por meio do formulário eletrônico.
Primeira sessão
A primeira sessão do projeto foi realizada durante o IX Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE), na Universidade Positivo, em Curitiba. Na abertura, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou o pioneirismo da iniciativa e o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência dos julgamentos.
Assista à 1ª Sessão Itinerante no canal do YouTube do TRE-PR
Composição da Corte
Participarão da sessão a Corte do TRE-PR, formada pelo presidente, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; pelo vice-presidente, o desembargador Luiz Osório Moraes Panza; pela desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani; pelo desembargador eleitoral Julio Jacob Junior; pelo desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça; pelo desembargador eleitoral Guilherme Frederico Hernandes Denz; pelo desembargador eleitoral José Rodrigo Sade; e pelo procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy.