Política

TCE aprova Paranhos com ressalva. E agora?

22 nov 2019 às 15:33

As contas de 2017 do prefeito Leonaldo Paranhos (PSC), foram aprovadas com ressalvas na análise técnica do Tribunal de Contas do Estado, especialmente sobre atrasos em relação ao SIM-AM (Sistema de Informações Municipais-Acompanhamento Mensal). 

Vale lembrar que as ressalvas nas prestações de 2013 e 2015, do então gestor Edgar Bueno (PROS), renderam muita dor de cabeça ao ex-prefeito que teve as contas reprovadas pela maioria dos vereadores. Bueno reclamou de “interferência” do seu sucessor na manipulação de votos.  Agora, a curiosidade no meio político é ver como os parlamentares se comportarão quando votarem 2017. 

Nos bastidores é considerado certo que os aliados darão salvo conduto ao governo e, diferente dos entendimentos anteriores, não farão cerimônia em acatar a posição do Tribunal, aprovando Paranhos. Pela legislação, é competência exclusiva do Legislativo decidir se aprova ou não.  Segundo alguns vereadores, Edgar está com os direitos suspensos e não poderá disputar a prefeitura, no próximo ano. 

O próprio Paranhos e o deputado Márcio Pacheco (PDT), ambos citados nas listas de futuros candidatos ao Executivo, dizem que Edgar não disputará. O advogado Marcos Boschirolli contesta os dois. Segundo ele, seu cliente esclareceu todas as dúvidas do TCE e nenhuma apontava suspeita da prática de ilegalidades. 

Briga política à parte o Portal TarobaNews já está levantando a diferença das ressalvas nas contas de Paranhos e de Edgar Bueno.