Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e Vladimir Putin, da Rússia, se encontraram hoje antes de uma cúpula no Alasca. O encontro visa negociar a guerra na Ucrânia e pode determinar a viabilidade de cessar-fogo na guerra mais mortal da Europa desde a Segunda Guerra Mundial. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não foi convidado.
Políticos desceram dos aviões às 16h08 (horário de Brasília). Na sequência, Trump aplaudiu a chegada do russo, ambos se cumprimentaram e sorriram. Após trocarem algumas frases, eles posaram para fotos na base aérea norte-americana no Alasca e apertaram as mãos novamente.
Antes de deixarem o espaço, o anfitrião norte-americano solicitou que o russo fosse primeiro em direção ao automóvel que os esperavam. Por volta das 16h14, os políticos deixaram a base no mesmo carro. A reunião na Base Conjunta Elmendorf-Richardson será a primeira do líder do Kremlin em solo ocidental desde antes de fevereiro de 2022, quando a Rússia lançou sua invasão em grande escala da Ucrânia.