Trânsito

186 veículos abandonados são retirados das ruas de Londrina em 30 dias, diz CMTU

03 set 2021 às 09:20

Em 30 dias, 186 veículos abandonados foram retirados das ruas de Londrina nos últimos 30 dias. O balanço é da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, CMTU. Este é o primeiro levantamento do serviço de remoção de automóveis e motocicletas apreendidos em ações de fiscalização ou abandonados que começou há um mês. 

Apenas durante as fiscalizações 226 veículos foram encaminhados ao pátio do Município, no período. 

Já abandonados, foram removidos 93 automóveis de passeio, 40 veículos de até 3,5 toneladas, 52 motocicletas e um caminhão. Outras 92 notificações foram emitidas para que aos proprietários fizessem a retirada dos carros irregulares ou sucatas abandonadas.

O contrato para as ações de retirada dos veículos começou em 28 de julho.  

"Com o pátio e o guincho temos condições de retirar os veículos em situações irregulares, como estacionados em guia rebaixada e vagas de deficiente e idoso, ou os abandonados, do local e assim, resolver  o problema", diz o diretor de trânsito da CMTU, major Sérgio Dalbem. 

O pátio do município fica na rua Luiz Beraldi, n° 9855, nas proximidades da PR-445, região sul de Londrina. 

Segundo a legislação de Londrina são considerados abandonados os veículos automotores que estiverem estacionados em vias públicas por prazo superior a 30 dias, bem como os "automóveis irrecuperáveis – com avarias capazes de inviabilizar recuperação que atenda aos requisitos de segurança necessários à circulação nas vias – largados há mais de 10 dias". 

Ao todo, 36 veículos foram regularizados e retirados do pátio. "Esses fatos todos não precisariam estar acontecendo, desde que o cidadão já estivesse com os veículo em dia e não estacionando em lugares irregulares. Isso é para que as pessoas se regularizem e estacionem de forma correta para, evitar constrangimento. Esse não é o nosso objetivo, mas queremos que a cidade fique mais limpa e o transito mais seguro", aponta Dalbem. 

Como retirar
Uma vez retirados das vias, os automóveis apreendidos são cadastrados, fotografados e ficam sob a guarda da concessionária. Já as motocicletas e veículos acidentados são guardados no barracão do pátio.

Para que seja feita a liberação, as irregularidades como a quitação do IPVA, licenciamento, seguro obrigatório e das multas devem ser pagas.