Trânsito

Audiência pública é realizada para discutir novos pedágios

05 fev 2021 às 10:00

Audiências públicas serão realizadas em Cascavel, nesta sexta-feira (5), e em Foz do Iguaçu, no sábado (6), promovidas pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). 

Os encontros serão presenciais e on-line, transmitidos pelos canais do Legislativo. Já a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoverá audiência nos dias 24 e 25 de fevereiro, por videoconferência. Os atuais contratos vão vencer em novembro. 

Leilões nos próximos meses, organizados pelo poder público, definirão as empresas ou consórcios responsáveis pela administração das rodovias pelo período de 30 anos. O certame incluirá seis lotes com as principais vias que ligam o estado, entre elas a BR-277.

O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) lidera uma campanha pelo modelo da nova concessão que preveja a aplicação do maior desconto no preço do pedágio.

Para o POD, essa proposta é a única viável, já que o modelo defendido por alguns setores, composto por um sistema híbrido, com a menor tarifa de pedágio e o maior valor de outorga, não representará redução das tarifas de pedágio. O projeto do Novo Anel de Integração do Paraná é elaborado pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

Manifestantes ficaram na frente da Acic com caminhões, tratores e faixas, protestando contra novos pedágios e as taxas.


Leia mais: Oeste convoca população e entidades para debater redução do pedágio