Trânsito

CMTU e Educação vão capacitar professores na área de segurança no trânsito

04 mai 2022 às 20:44

Na tarde desta quarta-feira (4), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) deu a largada nas atividades do Maio Amarelo em Londrina com o lançamento, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), do curso “Educação para o trânsito: construindo o futuro”.

O evento foi realizado na Escola Municipal Professor Joaquim Pereira Mendes, localizada na Rua Guilherme Farel, 280, região oeste. Teve a presença do vice-prefeito, João Mendonça; do presidente da CMTU, Marcelo Cortez; do diretor de Trânsito da companhia, Sergio Dalbem; dos secretários municipais de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes e de Defesa Social, Pedro Ramos; do presidente da Câmara Municipal, Jairo Tamura, entre outras autoridades.

A escolha do local se deu porque a instituição foi a primeira a ser indicada pela SME para sistematizar, entre o seu quadro docente, os conteúdos oferecidos pelo curso. Além de dar suporte na formação dos professores, para que eles trabalhem com os alunos assuntos relacionados ao trânsito, a atuação da companhia incluiu análise das condições viárias no entorno da escola, bem como a sinalização das ruas segundo as necessidades observadas.

Durante a cerimônia de lançamento, estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental tiveram o primeiro contato com as propostas da capacitação, cujo objetivo é articular as áreas de conhecimento tradicionais a assuntos relacionados à segurança viária e ao dia a dia das ruas. Eles também assistiram a uma peça encenada por estagiários de Artes Cênicas da Coordenadoria de Educação da CMTU.

Na avaliação do presidente da CMTU, Marcelo Cortez, o “Construindo o Futuro” marca uma nova etapa da educação viária em Londrina. Por meio da iniciativa, o Município poderá introduzir o tema em sala de aula sem a contratação de profissionais específicos da área. “Acreditamos que o desenvolvimento do país passa, necessariamente, pela melhoria do ensino e, nesse sentido, estamos dando um grande passo”, comemorou.

Já para o diretor de Trânsito da Companhia, Major Sérgio Dalbem, as atividades educativas poderão aparecer nas disciplinas de geografia ou educação física, por exemplo. Ele agradeceu a abertura dada pela Secretaria de Educação, que encampou a ideia com bastante apreço. Segundo ele, a secretária Maria Tereza Paschoal de Moraes abraçou a proposta e deu total liberdade para o desenvolvimento da ação. “Estamos satisfeitos com a parceria, seguros de que ela resultará na formação de futuros pedestres, condutores e pilotos conscientes, unidos por um trânsito mais seguro e humanizado”, afirmou. 

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a CMTU tem desenvolvido vários projetos com os alunos. “São projetos importantes. Essa é uma escola nova, com três anos de existência e mais de 700 alunos. O bairro em que ela está localizada tem crescido e a Companhia tem feito a sinalização, em especial, no entorno das escolas. Repassando aos alunos essas noções de segurança eles vão se tornar adultos conscientes e motoristas responsáveis”, ressaltou.

Ação formativa – Lançado em março com foco nos profissionais da rede municipal de ensino, o “Educação para o trânsito: construindo o futuro” consiste na disponibilização de peças audiovisuais on-line, passíveis de acesso a qualquer momento pela Escola de Governo da Prefeitura de Londrina.

A plataforma reúne, num mesmo ambiente virtual, cursos diversos para a formação e capacitação de servidores e do público externo. Somente na Escola Municipal Professor Joaquim Pereira Mendes, 61 docentes se inscreveram e já estão habilitados a trabalhar com os alunos, de forma interdisciplinar, os conhecimentos sobre segurança viária.

A partir do segundo semestre, o projeto piloto será ampliado e outras instituições, que também tiverem interesse na formação e no acompanhamento dados pela CMTU, poderão entrar em contato para solicitar apoio. Os pedidos serão recebidos pelo formulário disponibilizado no endereço cmtu.londrina.pr.gov.br, na aba educação no trânsito, ou por meio do número (43) 3379-7609.

Proposta – Com interface intuitiva, o treinamento da CMTU oferece livro do professor e do aluno com informações e atividades diversas. Há também vídeos complementares – dirigidos e editados pela relações públicas da companhia, Mara Diniz de Assis – e apresentações artísticas, como manipulação de fantoches e atuação de palhaços. Ao final, os participantes recebem certificado emitido pela CMTU. No total, são 40 horas de conteúdo para cada ano do Fundamental I, somando 200 horas de materiais produzidos.

A orientação pedagógica se dá de forma transversal, de acordo com as áreas de conhecimento de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Tudo segundo as determinações do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), com aprovação do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é a capacitação de docentes para que estes repassem os conhecimentos adquiridos aos alunos e, consequentemente, os estudantes se tornem multiplicadores de condutas seguras e preventivas no trânsito.