Com o avanço das obras na Avenida Xavantes, uma das principais do bairro Santa Cruz, o cenário na região Oeste de Cascavel está revitalizado. Os tempos em que os carros precisavam se desdobrar na rua apertada e até correr riscos ficaram no passado. Hoje, os moradores contam com uma Avenida alargada, com calçadas em paver, que oferece mais segurança no trânsito, e indiscutivelmente uma valorização do bairro. A realidade agora é outra: o status de rua passou para Avenida.
As obras já se encaminham para a reta final com 83% de conclusão, conforme a última medição da Secretaria de Serviços e Obras Públicas. Atualmente, os trabalhos estão focados na 2ª fase, que contempla o trecho entre a Rua Públio Pimentel e a Avenida Brasil, cerca de 500 metros. O investimento é de mais de R$ 1 milhão. A previsão é que até o fim deste ano a obra esteja finalizada.
A primeira fase, que ocorreu entre Rua Caiçaras até a Rua Públio Pimentel, uma extensão de 1,8 km já foi finalizada. A reurbanização facilitará o tráfego na Xavantes, que se tornou uma via bastante movimentada devido à localização próxima a instituições de ensino e seu intenso comércio.
Para o presidente da Associação de Moradores, Antônio Marcos Gazoni, a obra está aprovada e está sendo super bem avaliada pelos que vivem na região. “Pelas conversas que temos, a avaliação da obra é excelente. A qualidade do asfalto e das calçadas é ótima. Tudo foi muito bem feito. Outro reflexo é em relação aos comerciantes, que passaram por um tempo delicado na pandemia, e que agora têm esperança de se recuperarem. Com a Avenida mais larga, fácil de transitar e com vaga de estacionamento, atrai mais clientes. São inegáveis tantas melhorias. Os fatos falam por si só”, comenta.
A reurbanização do local compreende o alargamento da via de 9 metros para 12 metros, asfalto, lâmpadas em led, sinalização de trânsito, acessibilidade, calçadas em paver e arborização.
Em função da obra, dezenas de árvores foram retiradas. Porém, a administração municipal reforça seu compromisso em levar desenvolvimento sem prejudicar o meio ambiente, por isso, serão replantadas novas árvores no local.
Assessoria