Trânsito

Cruzamentos semaforizados lideram o índice de acidentes em Cascavel

12 jul 2021 às 18:22

Diariamente o setor de Engenharia de Trânsito da Transitar recebe pedidos da comunidade para instalação de semáforos nas mais diferentes regiões da cidade. Moradores dos bairros e do centro veem nos equipamentos semafóricos a solução para eliminar conflitos de trânsito e acidentes quando, na prática, a realidade vem revelando que é justamente nos cruzamentos semaforizados que ocorre o maior número de sinistros no perímetro urbano de Cascavel.

No primeiro semestre deste ano, dos 21 cruzamentos que concentraram os principais sinistros, 17 contam com sinalização semafórica. Apenas quatro são vias preferenciais sem semáforo: a Presidente Kennedy x Flamboyant; a Pernambuco x Manoel Ribas; a Pernambuco x Nereu Ramos e a Costa e Silva x Av. Brasil, conforme a tabela abaixo:

Cruzamento -  Quantidade de Boletins

Rua Erechim x Avenida Brasil - 7

Rua Vicente Machado x Avenida Brasil 7

Avenida Rocha Pombo x Avenida Brasil        6

Rua Presidente Kennedy x Rua Flamboyant (sem semáforo) - 6

Rua Fortunato Bebber x Avenida Rocha Pombo - 6

Rua Presidente Kennedy x Avenida Toledo - 6

Rua Paraná x Rua Antônio Alves Massaneiro - 6

Rua Vitória x Rua Pio XII - 6

Rua Rio Grande do Sul x Rua Barão do Cerro Azul - 6

Rua Paraná x Rua Castro Alves - 5

Rua Recife x Rua Jorge Lacerda  -       5

Rua Pernambuco x Rua Manoel Ribas (sem semáforo) - 5

Rua Presidente Kennedy x Rua Manoel Ribas       - 5

Rua Pernambuco x Rua Nereu Ramos (sem semáforo)- 5

Rua Curitiba x Avenida Tancredo Neves       - 5

Rua Flamboyant x Avenida Brasil -       5

Rua Jacarezinho x  Avenida Brasil        - 5

Rua São Paulo x  Rua Carlos de Carvalho - 5

Rua Costa e Silva x Avenida Brasil (sem semáforo) - 5

Rua Vitória x Rua Manoel Ribas- 5

Rua Paraná x Rua Marechal Candido Rondon - 5

17,45% mais acidentes

O número de sinistros em Cascavel cresceu 17,45% no primeiro semestre deste ano em relação a igual período de 2020. Foram 1.656 ocorrências de trânsito no perímetro urbano de Cascavel registradas pelo Sistema Bateu, com um aumento de quase 10% no número de vítimas com ferimentos. Quanto ao número de vidas perdidas, esse se iguala ao do mesmo período do ano anterior, com dados atualizados hoje (12), após a morte no hospital nesse domingo (11) de mais um motociclista que estava internado devido a acidente ocorrido em junho, contabilizando 11 mortes no trânsito, sendo dessas oito motociclistas. Dados atualizados podem ser consultados no site da Transitar

Desrespeito às leis de trânsito

Hoje Cascavel tem 238 semáforos na cidade toda. De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, é importante frisar que a decisão de instalar um novo equipamento precede um estudo pormenorizado de engenharia e de fiscalização que leva em consideração as causas dos acidentes nos cruzamentos, pois acarreta vários impactos. “A instalação de um equipamento semafórico pode diminuir acidentes quando respeitada a sinalização ou aumentar, quando não há essa consciência por parte dos condutores, pois o semáforo dá segurança para quem transita pela via, podendo ser atingido fortemente por aqueles que não respeitam a sinalização, como mostram as estatísticas”, ressalta Simoni.

A sinalização semafórica tem o intuito de organizar o trânsito, trazer o devido conforto para o cruzamento de veículos e pedestres, contudo, se for instalado num local em que a presença é inadequada, aumenta o número de paradas e o tempo de espera, além do risco de acidentes onde não há respeito.

Educação no trânsito e novas alternativas

Além de pedidos de semáforos, também são registrados quase que diariamente demandas de lombadas, as quais estão regulamentadas pela Resolução 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito, o que requer estudos técnicos que apontem índice significativo ou risco potencial de acidentes cujo fator determinante é o excesso de velocidade; elas são utilizadas como exceção, nunca como regra de sinalização de trânsito. Também há pedidos de rotatórias ou outros dispositivos de redução de velocidade, como o radar.

A Transitar tem diversos estudos de melhoria de mobilidade em andamento,  além de uma nova licitação em fase de conclusão, a qual irá ampliar a fiscalização de trânsito, dentro de um novo modelo de controle de tráfego.

“Hoje temos 25 pontos de radar, na modalidade antiga. Nessa nova licitação vamos atender as novas vias que foram reurbanizadas nos bairros, bem como estuda-se a colocação de equipamentos de fiscalização eletrônica nos pontos destacados com maior número de acidentes, o que representa o dobro de pontos de fiscalização na cidade toda, paralelamente ao aumento de abordagens educativas, dentro desta perspectiva de aliar engenharia, educação e fiscalização de trânsito, buscando a mudança de comportamento do condutor para preservar a vida no trânsito”, detalha Simoni.

Assessoria