O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) iniciou as obras de duplicação da PR-445, entre o distrito Lerroville, em Londrina, e Mauá da Serra, na terça-feira (23). Os serviços começaram no km 7.
A duplicação deve custar R$ 148.032.561,17, com previsão de término no fim de 2023. Neste trecho está prevista a instalação de uma praça de pedágio. Conforme o governo, a praça ficará no entrocamento com a BR-376, em Mauá da Serra.
A duplicação terá 27,07 quilômetros de extensão e ainda contará com a restauração da pista. Conforme o DER, também será construída uma trincheira de acesso a Tamarana, vias marginais entre Lerroville e Tamarana, uma rótula de acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos de nível e a correção da geometria da curva localizada no km 21, que é considerada crítica.
O projeto prevê que a pista nova terá duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada em sentido único e acostamento de 2,5 metros. Há previsão de construção de canteiro central e faixa de segurança na maior parte do trecho.
Histórico
O Governo do Estado assinou a autorização para início da construção em dezembro de 2021 e a duplicação deveria ter se iniciado em janeiro deste ano. No entanto, não foi possível por conta do descobrimento de sítios arqueológicos na região.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) analisou o caso e constatou que a maioria dos vestígios arqueológicos estão às margens da rodovia, e liberou a realização da duplicação.