Neste momento em que a pandemia da Covid-19 acende um novo alerta de preocupação também em Cascavel, as forças de segurança foram novamente convocadas pelo prefeito Leonaldo Paranhos a somar forças para coibir aglomerações em nossa cidade, numa tentativa de evitar que a taxa de ocupação de leitos sofra alterações. Paralelamente, essa integração de segurança nas vias públicas visa à prevenção de acidentes graves e gravíssimos no trânsito, os quais sobrecarregam o sistema de saúde.
As operações integradas entre a Transitar, a Guarda Municipal e a Polícia Militar iniciaram já na noite de ontem (26), num prolongamento da Operação Sinergia que começou nessa quinta-feira sob a coordenação da PM em todo o Estado. A medida será mantida hoje (27) e amanhã (28) em pontos estratégicos.
“A Polícia Militar, neste momento, está envolvida em várias operações no Paraná e, em Cascavel, está também atendendo a um pedido do Município para, junto com a Transitar e com a Guarda municipal, dar este viés de impedir aglomerações em pontos estratégicos, como ocorreu ontem após o encerramento da Operação Sinergia, quando fomos para a Rua Paraná. Foi uma operação tranquila, com bons resultados”, explica o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar de Cascavel, tenente-coronel Rubens Garcez.
De acordo com ele, a preocupação - além do aumento da contaminação pelo coronavírus - está no alto índice de acidentes que vem sendo registrados no Município. “Nosso objetivo é buscar reduzir essas aglomerações e, no que tange ao trânsito, tentar retirar de circulação veículos totalmente irregulares, para evitar acidentes que venham a impedir que pessoas que realmente precisam de leitos hospitalares não sejam prejudicadas, e para que a saúde pública possa manter o bom atendimento que a sociedade precisa”.
45 abordagens na primeira noite
Na primeira ação iniciada às 21 horas de ontem (27), na Rua Paraná, até meia-noite foram abordados 45 condutores, com 38 autuações; dessas, quatro por falta de habilitação, uma infração gravíssima que está entre as principais causas de acidentes de trânsito em Cascavel. Ao todo, por diversas irregularidades que ferem o Código de Trânsito Brasileiro, foram removidos ao Pátio da Transitar 11 veículos, sendo sete carros e quatro motos.
Fique em casa!
“Pedimos que as pessoas evitem sair de casa”, pede o secretário municipal de Política sobre Drogas e Proteção à Comunidade (Semppro), Antonio Volmei dos Santos, que participa da operação integrada com a Guarda Municipal. “Vamos prosseguir este trabalho no fim de semana, com objetivo principalmente de alertar as pessoas sobre o aumento de casos de Covid-19 não somente no Paraná, mas também aqui em Cascavel. Então pedimos que as pessoas evitem aglomerações em casas noturnas, evitem bares e festas onde possam estar expostas à contaminação. A operação tem o cunho de orientação e de prevenção à saúde e à segurança de todos também no trânsito”.
Objetivo é preservar a vida
A presidente da Transitar, Simoni Soares, enfatiza que a missão da Autarquia é a de manter a segurança na via pública e que todas as operações realizadas pelos agentes, sejam elas de cunho educativo ou de fiscalização, visam à preservação da vida no trânsito.
“Essas operações integradas têm, de forma especial, o intuito de impedir aglomeração nas vias e, principalmente, de evitar novos acidentes e mais mortes em nas nossas vias, pois o que temos percebido é que, infelizmente, nos fins de semana, as estatísticas sofrem lamentáveis alterações, resultado muitas vezes da imprudência”, enfatiza, lembrando que durante esta semana, várias ações educativas também foram realizadas pelo setor de Educação de Trânsito, chamando a atenção de motoristas, motociclistas e pedestres para mais atenção e empatia no trânsito.
Assessoria