Trânsito

GM vai ajudar na fiscalização de veículos barulhentos em Londrina

27 abr 2021 às 08:02

Em Londrina, 42 Guardas Municipais receberam treinamento e qualificação para prestar apoio à CMTU na área do trânsito. Eles vão ajudar a cumprir, caso aprovado, o projeto de lei que estabelece multa para quem tiver carros e motos barulhentos. 

A proposta de controle da poluição sonora veicular e proíbe a emissão de ruídos por automóveis e motocicletas, e outros veículos, fora das normas foi assinado nesta segunda-feira (26) e enviado à Câmara para votação. 

Constatada a infração aos limites estabelecidos pela legislação, será aplicada ao infrator a multa de R$ 500,00. Em caso de reincidência, a multa será cobrada em dobro.  Além disso, se o escapamento não for corrigido no ato da aplicação da multa, ele será apreendido e levado para um pátio, até que a situação seja regularizada, com cobrança de multa diária da ocupação do depósito, além das despesas decorrentes do guincho utilizado para o transporte do veículo

Além dos guardas municipais, a fiscalização também fica sob responsabilidade da SEMA e CMTU, que vão seguir as diretrizes do CONAMA, Conselho Nacional do Meio Ambiente. 

“Temos o registro, na central da Guarda, das reclamações de inúmeras pessoas que têm filhos autistas, ou idosos, crianças, pessoas com comorbidades, entre outras, hospitais e outros estabelecimentos, relacionadas a barulhos. Agora, com essa postura do Município, poderemos atuar de forma mais incisiva neste sentido. A ideia é ir ao encontro daquilo que a população pede, levando sossego para as pessoas de bem”, disse o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos.