Trânsito

Maio Amarelo: Ação educativa busca diálogo entre pedestres e condutores

28 mai 2021 às 19:19

Na manhã desta sexta-feira (28), a Transitar realizou mais uma ação educativa, com o objetivo de orientar e incentivar que o pedestre atravesse utilizando a faixa e que o condutor respeite quando o mesmo já deu o início à travessia. Além da legislação, que regulamenta quanto ao uso de faixas pintadas no chão, semáforos – tanto para veículos, como para pedestres – é necessário também, que a toda a população se conscientize quanto ao respeito às leis, mas acima de tudo, respeito ao próximo, lembrando que no trânsito, o pedestre é a parte mais frágil. “Vale ressaltar que o pedestre é a parte mais frágil do trânsito, por isso, todos são responsáveis pela segurança dele”, afirma a educadora de trânsito da Transitar, Luciane de Moura.

Conforme prevê o Art. 70. do Código de Trânsito Brasileiro:

Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código.

Parágrafo único. Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.

Além disso, em locais que não houver faixa de pedestres ou semáforo, o pedestre deve procurar um local seguro e com ampla visibilidade. “O pedestre precisa ser visto e o condutor precisa estar atento, evitando o uso de celular ou qualquer outro tipo de distração durante o uso da via pública”, diz Luciane de Moura.

A educação no trânsito é imprescindível, para que todos os usuários possam permanecer em segurança e é necessário que haja um entendimento da via pública, no qual cada um ocupe seu espaço destinado.

Assessoria