A mudança na faixa exclusiva para ônibus na avenida Leste Oeste tem causado confusão entre os motoristas. A medida foi implementada depois que a via foi revitalizada. Um especialista ouvido pela Tarobá disse que o modelo é ilegal.
Os buracos se foram, e o asfalto está novo na avenida Leste Oeste. São 10 mil veículos por dia, mas tem muito motorista mais confuso do que nunca.
A pintura está apenas no chão. Logo depois do cruzamento com a Duque de Caxias, vem o estreitamento da pista. Depois, a escrita: ônibus e tachões. A faixa exclusiva do transporte coletivo, que era a primeira à direita, se torna a da esquerda. No entanto, os ônibus do transporte metropolitano seguem junto com os veículos comuns. É porque perto do terminal central, a faixa exclusiva volta à direita novamente. Resultado: tem motorista que não consegue sair e fica preso.
Para fugir do trânsito mais lento ou por desconhecimento, muita gente tem invadido a faixa exclusiva.
As mudanças foram feitas para melhorar o acesso ao terminal central e também ao terminal da zona oeste, mas esse 'zigue-zague' complicou a vida dos motoristas.
Em um dos pontos mais complicados, a faixa exclusiva do transporte coletivo está tomada por veículos estacionados. A da direita também é exclusiva por causa do transporte metropolitano. Sobram duas para os veículos em geral. Mas, para acessar o terminal central, o motorista é obrigado a invadir a pista, restando uma única para os outros veículos.
Segundo um especialista em trânsito, pela legislação, essa faixa exclusiva é irregular. Além disso, a faixa exclusiva criada estaria desrespeitando 4 dos 8 itens principais da sinalização.
A faixa exclusiva também não poderia ser implantada antes de concluir toda a sinalização, vertical e horizontal. Diante de tudo isso, pra ele só existe uma solução: deixar tudo como era antes.
A diretora de trânsito do Ippul, Denise Ziober, informou que tudo que Instituto faz é baseado em normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).