Trânsito

Paraná vai aderir ao serviço digital para transferência de veículos

15 fev 2022 às 15:37

Todo brasileiro habilitado, pode ter a CNH digital. O documento é acessado pelo App da plataforma do governo federal, o gov.br através do smartphone e substitui a apresentação da carteira de habilitação de papel. A novidade é que a mesma plataforma começará ser usada no Paraná para a transferência de veículos, a partir de março.

A mudança afeta diretamente os cartórios, já que hoje quem vai fazer a transferência de veículo precisa pagar pelo reconhecimento de firma, em torno de R$ 15. Como a autenticação agora poderá ser feita pela biometria no próprio celular, a transação não vai ter mais esse custo, apenas a taxa cobrada pelo Detran, que no paraná é de R$270,14.

 O aplicativo que já traz diversas funcionalidades, para consulta de pontuação de infrações do condutor, também vai permitir, além da consulta, o pagamento de multas e agregar outras ferramentas, trazendo mais praticidade para o usuário. Mesmo com esses avanços digitais, quem ainda se sentir inseguro ou quiser mais comodidade, poderá utilizar os serviços dos despachantes, para realizar os processos