Trânsito

Pedro Ramos diz que GM tem condições de cuidar das escolas e do trânsito

25 jul 2023 às 14:25

O secretário de Defesa Social, Coronel Pedro Ramos, em resposta ao projeto de lei, protocolado pela vereadora Jessicão, que pretende alterar e até restringir as atribuições da Guarda Municipal (GM) em Londrina, disse que "a vereadora atribuiu ao secretário o que está sendo feito. Primeiro: a participação da GM no trânsito é por força de uma lei federal - que regula as funções das GMs no Brasil inteiro, onde todas as GMs colaboram com a segurança das pessoas. Segundo: a forma que nós aplicamos a Guarda no trânsito é razão da demanda no próprio trânsito; as blitz que tiveram de 20 a 25 pessoas atuando, foram no período de formação da GM, onde nós levamos os nossos Guardas-alunos para o aprendizado, na prática, e escolhemos pontos para não gerar transtornos à população".


Ainda sobre as blitz, Pedro Ramos esclarece que "as blitz rotineiras, nós fazemos em locais onde temos apontamentos por estatísticas em relação a vandalismo, pessoas fazendo racha, outro tipo de infração de trânsito, tanto que as autuações que fazemos são de veículos que já possuem uma série de infrações cometidas, em valores altíssimos de multas, por avançar sinal, por excesso de velocidade (...) todas infrações que levam a causar um acidente".


O Coronel Pedro Ramos destaca que "o trânsito é responsabilidade do município e a GM é qualificada a fazer este trabalho".


Sobre cuidar das escolas e prédios públicos, apontado por Jessicão como o que deveria ser prioridade da GM, Pedro Ramos ressalta: "a despeito de dizer que nós estamos fazendo o trânsito e abandonando escolas, é uma leviandade. O município cuida das escolas; todos os dias as Guardas estão acompanhando as entradas e saídas de alunos, fazendo o patrulhamento em torno da escola".


O Coronel Pedro Ramos ainda destaca que "muitas infrações de trânsito são constatadas, exatamente, no enrtono de prédios públicos, onde a GM faz seu papel".


Ele também comenta sobre as outras atribuições da GM: "nós continuamos cuidado dos parques, onde as pessoas vão curtir seu lazer, cuidamos dos prédios públicos, das Unidades de Saúde, indicando, inclusive, outras medidas que não são só a presença física da Guarda".


O Coronel Pedro Ramos ironiza dizendo da sua "pouca expériência" e "pouco tempo", de 35 anos, em trabalhos de segurança pública: "apesar do meu pouco conhecimento de segurança pública, por ter passado 35 anos na corporação, e ter chegado ao penúltimo posto da corporação, eu sei muito pouco de trânsito, ainda, mas nós estamos fazendo e Londrina está recebendo os resultados".