Trânsito

Perícia investiga causa de acidente com ônibus que deixou 11 mortos

31 mar 2022 às 18:42

A Polícia Científica de Telêmaco Borba investiga a causa do acidente que deixou onze pessoas mortas na PR-090 em Sapopema, na noite de quarta-feira (30).

O ônibus com 30 passageiros atravessou a pista após o condutor perder o controle da direção em uma curva fechada, em um trecho de descida, despencou em uma ribanceira e capotou várias vezes em um percurso de 130 metros, até parar, completamente destruído.

Com a força do impacto, alguns passageiros foram arremessados para fora. Populares que moram nas redondezas e motoristas, que passavam, foram os primeiros a chegar para prestar socorro. 

As equipes de resgate com várias ambulâncias e um caminhão do Corpo de Bombeiros, além da Defesa Civil e Polícia Rodoviária Estadual, trabalharam durante toda a madrugada na remoção das vítimas, muitas delas ficaram presas as ferragens. Sete pessoas morreram no local. Passageiros com ferimentos graves e médios, foram levados para hospitais de cidades da região. Quatro deles também não resistiram e faleceram totalizando 11 mortos até o final da manhã. Outros dois tiveram ferimentos leves e foram liberados no local.

Tanto o ônibus, quanto o motorista e os passageiros, são de uma empresa de Três Lagoas - MS, contratada para prestar serviço de manutenção para a Klabin Papel e Celulose, que fica no município de Telêmaco Borba – PR. Eles embarcaram por volta das 13h de quarta-feira (30) pararam para jantar na estrada e pouco depois aconteceu o acidente, a cerca de 70 quilômetros antes de chegaram ao destino.

Uma perícia foi realizada para determinar as possíveis causas. "Estamos vendo questões do próprio motorista, da pista, que pode ter algum problema, e no próprio veículo. Desde a madrugada seguimos os trabalhos, primeiro com socorro das vítimas e depois resgate das vítimas fatais e agora com os trabalhos mais técnicos", afirma o perito da Polícia Científica Augusto Pasqualini. 

A PR-090 é uma rodovia de pista simples em um trecho de serra. O local onde o ônibus capotou é conhecido pelo registro de vários acidentes.

"Meu filho faleceu aqui e há alguns dias, uma mulher em um acidente com uma carreta", diz o agricultor Miguel Soares.