A obra do viaduto Bratislava, na BR-369, em Cambé, chegou a 75% de conclusão e deve ter a pista principal liberada ainda em maio. A previsão de término total dos trabalhos é final de junho, caso as condições climáticas sejam favoráveis, conforme o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
A expectativa é que o viaduto organize e agilize o tráfego no local, beneficiando quem transita no sentido centro de Londrina ou para outras cidades da região ou, ainda, os que seguem para Maringá, no Noroeste.
O trecho integra o Contorno Sul do município. De acordo com a Prefeitura de Cambé, passam pelo local em média 26 mil veículos/dia, sendo cerca de 6 mil veículos pesados.
Na interseção da Avenida Brasil com a Estrada Bratislava, o trecho foi rebaixado e o projeto contempla, ainda, a construção de duas alças de acesso separadas, que darão continuidade à Avenida Brasil e à Bratislava, em um trajeto de aproximadamente 800 metros.
Como forma de dar celeridade ao processo, a obra seguiu o regime de contratação integrada (RDCI). O modelo, adotado pela primeira vez no Estado, permitiu ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) contratar, com uma única licitação, uma empresa ou consórcio de empresas para elaborar o projeto executivo e imediatamente dar início à execução da obra.