Trânsito

PM explica procedimento quando flagra veículo com escape adulterado

26 abr 2021 às 16:06

O tenente Emerson Castro, da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, confirmou em entrevista ao Tarobá Notícia que o combate aos escapamentos barulhentos faz parte de uma demanda apresentada pela população. A unidade tem realizado constantes fiscalizações desses veículos e somente de sexta-feira (23) para cá apreendeu 31 motocicletas na zona norte de Londrina.

“Possuem escapamento alterado, mas nunca é somente essa infração é constatada. Motos baixadas pelo Detran, com chassi pinado, dificultam até mesmo a verificação se é roubada ou furtada e muitas delas são. Alterações também que comprometem a segurança no trânsito”, disse.

O poder executivo municipal encaminhou à Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (26), um projeto de lei que institui o controle da poluição sonora por carros e motos. Quem for flagrado, após a aprovação do PL, descumprindo o limite máximo de decibéis será multado em R$ 500.

O tenente explicou que atualmente, caso a moto seja flagrada pela PM com escapamento adulterado sem alerta de roubo ou furto, recebe multa. É estipulado um prazo para que o proprietário regularize o equipamento e apresente a motocicleta com o escape trocado. “O engenheiro planejou para não causar a perturbação auditiva e o camarada faz questão de trocar por um escapamento que faça barulho”, ressaltou.