Moradores e comerciantes esperam há anos por uma revitalização da Avenida Carlos Gomes em Cascavel, mas por enquanto, isso não deve sair do papel.
A Carlos Gomes começa no fim da Travessa Cristo Rei, atravessando a Avenida Brasil e segue até a Unioeste. É uma das ruas mais conhecidas da cidade e há mais de 50 anos é a principal ligação do Centro com a região Sul, incluindo a BR 277.
O fato é que nos últimos anos, surgiu a necessidade de reformulação e reestruturação da pista. Em março deste ano, quando o acesso a 277 foi fechado, por exemplo, o tráfego dos bairros para o centro foi transferida para a Carlos Gomes, aumentando ainda mais o fluxo de veículos.
O congestionamento no Trevo da Carelli também é um problema antigo dos moradores.
Em janeiro do passado, surgiu a possiblidade de uma revitalização completa da avenida quando a prefeitura anunciou que uma empresa estava sendo contratada para desenvolver um plano de mobilidade urbana e o projeto inclui a Carlos Gomes, mas o prazo era de até três anos segundo o Instituto de Planejamento do Município. O dinheiro pra isso era de um empréstimo de R$ 32 milhões de dólares com uma contrapartida do município de U$ 8 milhões.
Por ser um empréstimo internacional a contratação depende dos senado. Mas processo deveria ter sido votado em fevereiro deste ano. Confira mais detalhes na reportagem de Patricia Cabral.