Cerca de 13.850 pessoas foram alcançadas pelas ações educativas desenvolvidas durante a Semana Nacional do Trânsito em Londrina. Entre os dias 18 e 15, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promoveu, de maneira presencial e on-line, uma série de ações para debater o problema da violência viária. As atividades foram realizadas em vários pontos da cidade e tiveram apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Detran, além de empresas parceiras.
A programação incluiu blitz para premiar “bons” condutores; divulgação dos novos pontos de radar; reforço da campanha “Olhe e Sinalize” e organização do tráfego para a tradicional benção dos carros. Teve também drive-thru para distribuição de credenciais de estacionamento exclusivo; aulão de moto e a entrega de mais de 3.315 kits veiculares contendo camiseta alusiva ao evento, álcool em gel, panfleto, quebra-sol, antena corta-pipa e lixo car.
As intervenções resultaram na abordagem e orientação 50 motoristas sobre o excesso de velocidade, na emissão de 150 carteirinhas de idoso e na capacitação, em curso teórico e prático realizado no Autódromo Ayrton Senna, de 15 motociclistas. Em decorrência de irregularidades encontradas durante fiscalizações, houve ainda a aplicação de 11 multas e a apreensão de 3 veículos e 2 motocicletas.
Na avaliação do diretor de Trânsito da CMTU, major Sergio Dalbem, os esforços empregados na Semana serviram para unir Londrina às principais cidades do país. Ele acredita que, ao marcar presença nas ruas, no dia a dia dos cidadãos, a companhia teve sucesso em produzir reflexões acerca da violência viária. “Boa parte dos maiores municípios aderiu ao evento nacional e, unidos por um mesmo objetivo, acho que conseguimos colocar em pauta a ideia de reverter as estatísticas de acidentes e óbitos”.
Dalbem destacou o papel dos agentes municipais, que se empenharam em ações de conscientização, e exaltou o suporte dado pelas forças de segurança às atividades. O diretor também agradeceu as empresas parceiras e celebrou a adesão do público, muito maior que o esperado. “Construir uma dinâmica viária mais pacífica e humana é desafio para todos os dias e, no decorrer da Semana do Trânsito, avançamos um pouco mais nessa direção. Estamos no caminho certo”, avaliou.