Visando atender à solicitação da comunidade nos bairros, onde o excesso de velocidade ainda é o principal causador de acidentes graves e gravíssimos, a Transitar está ampliando a presença de agentes em diversas regiões da cidade. As ações tiveram início nesta manhã (22) pela Avenida das Pombas e seguirão de forma rotineira em mais de 22 pontos da cidade, onde agentes permanecem algumas horas no local com cones, organizando o tráfego de veículos, de forma a orientar para que os condutores transitem na velocidade máxima permitida para a via.
“Embora o intuito não seja punir o cidadão e sim, estimular a mudança de comportamento na via pública, o agente como autoridade de trânsito - caso flagre alguma irregularidade durante a operação - deve por dever de ofício lavrar o auto de infração de trânsito e aplicar a medida administrava, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro e as demais normas vigentes na legislação brasileira”, explica a presidente da Transitar, Simoni Soares.
O objetivo, segundo o encarregado do setor de Fiscalização de Trânsito, Walmir de Paula, é o de trabalhar no sentido de preservar a vida no trânsito. Para isso, foram mapeados pelo menos 22 pontos com maior índice de ocorrências e de pedidos da comunidade, feitos por meio de denúncias à Transitar; também foram considerados dados do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, que são os órgãos que atendem sinistros com vítimas.
Alguns pontos mapeados
- Avenida das Pombas;
- Rua Ipanema;
- Binário Kennedy x Rua Flamboyant;
- Rua Antonina x Rua Piquiri;
- Rua Minas Gerais x Antônio Alves Massaneiro;
- Avenida Rocha Pombo x Avenida Brasil;
- Avenida Papagaios x Altemar Dutra;
- Rua Universitária x Cardoso x Volochem;
- Rua Gandhi x Santa Cruz;
- Rua Itália x Rua Áustria;
- Rua Xavantes x Rua Tamoyos;
- Rua Xavantes x Tupis;
- Avenida Papagaios x Maracaí;
- Rua Europa x Vinícius de Moraes
Além desses locais, outros cruzamentos críticos já estão no roteiro, que é flexível ainda a demandas de órgãos de fiscalização ou de denúncias no canal de Ouvidoria da Fiscalização de Trânsito pelo WhatsApp (45) 99135-5207, todas visando, principalmente, à redução de velocidade na via.
Mais conscientização e menos multas
Este novo modelo de gestão da Transitar, que trabalha com ênfase no tripé educação-engenharia de trânsito e fiscalização, já reflete numa mudança de comportamento nas vias, resultando numa redução de 37% nas multas em Cascavel.