Trânsito

Trânsito: Transitar e GM intensificam ações integradas visando à prevenção de acidentes com trauma

20 nov 2020 às 18:03

Com objetivo de coibir excessos no trânsito que possam resultar em acidentes com trauma e, consequentemente, sobrecarregar o sistema de saúde, a Transitar e a Guarda Municipal de Cascavel voltam a intensificar neste fim de semana ações integradas em pontos estratégicos da cidade, com foco na fiscalização de trânsito.

O objetivo, segundo o gerente da Divisão de Gestão de Trânsito da Transitar, Neuton Ávila, é garantir a segurança dos usuários da via, considerando o aumento no número de ocorrências de acidentes por condução de veículos com motoristas sob efeito de álcool, sem habilitação ou ainda pelo abuso da velocidade e desrespeito às demais normas do Código de Trânsito Brasileiro, o que pode levar a graves acidentes.

Direção segura

Ávila orienta a população a intensificar os cuidados no trânsito, principalmente nos fim de semana, quando cresce o número de pedidos por entregas de alimentos. No caso de quem tem a moto como ferramenta de trabalho, a orientação é para que observe as regras de direção defensiva, respeite a velocidade da via e a sinalização de trânsito.  

Para quem sair de casa para se divertir, o ideal é optar por um transporte alternativo quando consumir bebida alcoólica.

Dicas de segurança para todos

- Use sempre cinto de segurança (carro) ou o capacete (moto);

 - Fique atento à sinalização e seja gentil com pedestres e ciclistas;

- Respeite os limites de velocidade e sinalize antes de realizar uma ação;

- Não avance o sinal o vermelho e tome cuidado nos cruzamentos; 

- Só dirija se for habilitado;

- Vença a tentação de olhar o celular enquanto está no volante;

- Caso tenha bebido não assuma a direção;

- Cultive a empatia com os demais condutores e usuários da via

Chame a Transitar

A Transitar mantém um canal direto de Ouvidoria com a comunidade para dúvidas relacionadas ao trânsito. O setor de Fiscalização de Trânsito pode ser acionado por aplicativo de mensagem no número 99135-5207.

Já a GM, em situações de crimes ou perturbação, pode ser acionada pelo telefone 153.

Fonte: Assessoria