Uma das obras mais importantes e aguardadas das últimas décadas em Londrina, o projeto Arco Leste está sendo finalizado pela Prefeitura de Londrina. O Trecho 3, último dos cinco novos trechos viários criados, será entregue pelo prefeito Marcelo Belinati na segunda-feira (10), às 10h, quando o trânsito estará integralmente liberado a partir do final da avenida Robert Koch.
No Trecho 3, foi construído um acesso inédito, na região leste, para interligar as avenidas Robert Koch e José Ventura Pinto, com acesso pela Estrada do Limoeiro, contornando a cabeceira de pista do Aeroporto Governador José Richa. O novo trajeto, com pista dupla e toda infraestrutura, inclui passagem de transposição sobre o Ribeirão Limoeiro.
Além de melhorar a mobilidade urbana e facilitar a vida de milhares de moradores e pessoas que trafegam nessa área, a obra criará ambiente para um novo eixo de desenvolvimento, ao incentivar a abertura de empreendimentos imobiliários e comerciais, que poderão gerar empregos e mais valorização deste ponto de Londrina.
O investimento total da Prefeitura foi de R$ 11,5 milhões para realizar o Trecho 3, construindo essa nova conexão entre as avenidas com pistas duplicadas, novas rotatórias, ciclovia e toda a infraestrutura. Os serviços incluíram rede de galerias pluviais, calçadas, canteiro central, pintura, criação de rede elétrica, iluminação com sistema LED, sinalização viária, arborização, entre outros serviços. Ao todo, foram cerca de 2,5 km de pista nova. Os trabalhos foram executados pela empresa Kapa Construções.
Para que a obra pudesse ser realizada, foram necessárias desapropriações de terrenos e ainda uma grande demolição de rochas, em 2020, na área que foi a aberta para criar a conexão entre as duas avenidas.
Antes da liberação completa, uma parte da obra, já finalizada, estava com trânsito livre desde a avenida José Ventura Pinto até a Estrada do Limoeiro. A partir de segunda-feira (10), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) faz a abertura total do trajeto que inicia no novo prolongamento da avenida Robert Koch. Os últimos detalhes de sinalização viária da obra estão sendo concluídos neste final de semana pela terceirizada responsável.
Arco Leste concluído – Com a liberação do Trecho 3, o projeto Arco Leste estará totalmente concluído em Londrina. Os motoristas, enfim, poderão realizar um trajeto direto da rodovia BR-369 até a PR-445, utilizando o novo ramal viário construído para interligar diferentes regiões da cidade.
Ao todo, são cinco trechos com novas ruas e avenidas que se conectam a outras vias já existentes, totalizando 14 km de trajeto. O percurso completo poderá ser feito em uma média de 15 minutos, dependendo do horário e fluxo de trânsito. O investimento total foi de mais de R$ 20 milhões.
Para quem parte da BR-369, por exemplo, é possível realizar o caminho do Arco Leste saindo da rodovia até a avenida dos Pioneiros, passando pelas avenidas Jamil Scaff e Máximo Peres Garcia, até a rua Nereu Mendes, que levará à avenida Robert Koch. Após o novo contorno por trás do Aeroporto, é possível chegar até a avenida José Ventura Pinto, depois ir em direção à PR-445 pelas avenidas das Américas e Charles Lindemberg. O caminho é concluído ao cruzar a avenida Dez de Dezembro e acessar a rua Portugal, cujo trajeto levará até a avenida Waldemar Spranger, onde foi executado o Trecho 5 do Arco Leste.
Outros trechos – O Trecho 1 da obra permitiu a criação de um acesso inédito, a partir do prolongamento da avenida dos Pioneiros, ligando a região leste diretamente com a BR-369, no sentido de Ibiporã. O acesso é feito pela avenida Custódio Venâncio Ribeiro. A obra incluiu a construção de dois viadutos paralelos que passam por cima da linha férrea, depois do campus da UTFPR, em uma área que está se expandindo com diferentes empreendimentos imobiliários.
O Trecho 2 foi executado antes do Trecho 1, e iniciou este trabalho de ampliação e revitalização da avenida dos Pioneiros até a rotatória da UTFPR. Foi realizada pista duplicada e o remanejamento de rede elétrica nessa área, entre outras melhorias infraestruturais.
No Trecho 4, em direção à PR-445, foi construído o prolongamento com pista duplicada da avenida das Américas, que passou a se conectar com a Rua Charles Lindemberg, passando ao lado do Parque Arthur Thomas. A obra permitiu mais mobilidade e acessibilidade da região sul para a região leste e noroeste de Londrina, por meio de uma passagem que não existia, ampliando o tráfego que antes ocorria somente pela Dez de Dezembro.
Já o Trecho 5 do projeto fica na avenida Waldemar Spranger. Foi executado trajeto de 2 km dessa via, com novo trevo que leva até a PR-445, passando pela rua Albânia. A travessia parte da área de chácaras abaixo da barragem do Lago Igapó, interligando a Waldemar Spranger ao trevo da Cooperativa Agro-Industrial de Londrina (Cativa). O traçado trabalhado ainda continua pelas avenidas Portugal e Charles Lindemberg até chegar no Trecho 4, na avenida das Américas.