Obras

Licitação para reforma da UPA do Jardim do Sol é publicada pela prefeitura

23 ago 2023 às 14:20

Foi aberta a licitação para a reforma da UPA do Jardim do Sol, na zona oeste de Londrina.


Os pacientes que frequentam, atualmente, a Unidade de Pronto Atendimento, podem conferir a precariedade do local: na entrada, chão esburacado. Na recepção, rachaduras nas paredes. Uma porta é substituída por uma equipe de manutenção.


A situação foi denunciada pelos pacientes à Comissão de Seguridade Social da Câmara. As imagens, gravadas e encaminhadas pelos usuários, mostram rachaduras ainda maiores e mais profundas. Eles relataram a à vereadora Lenir de Assis que se sentem inseguros.


A queixa levou a parlamentar a protocolar um requerimento em regime de urgência.


A Secretaria Municipal de Saúde reconheceu o problema. Informou que deve publicar uma licitação para escolher a empresa responsável pela obra até o final deste ano. O início da reforma está previsto para o primeiro semestre de 2024.


Segundo Felippe Machado, secretário de Saúde, “será uma obra estrutural, em especial a parte do fundo da Unidade. Será demolido, o solo será recompactado, para que a gente traga, de novo, todas as condições de utilização do prédio. Paralelamente a isso nós também faremos as outras intervenções necessárias de pintura, parte elétrica, hidráulica, instalação de ar-condicionado, para que a gente deixe a Unidade nova, novamente”.


Para executar a reforma, no entanto, a UPA precisará suspender os atendimentos. A secretaria prevê que a obra terá a duração aproximada de 10 meses. O município ainda está definindo para onde serão encaminhados os pacientes da região.


Atualmente, a UPA do Jardim do Sol atende cerca de 450 pessoas por dia.


Desde 2016, o prédio apresenta problemas estruturais. A falha teria sido na execução e a empresa responsável pela construção foi multada em mais de R$ 800 mil.


O último laudo técnico foi feito em 2018 pela Defesa Civil que atestou que a edificação é segura.


Um novo projeto de reforma estrutural foi feito antes da pandemia. Mas não saiu do papel por causa da covid-19.


A Secretaria de Saúde estima que o valor da obra poderá chegar a R$ 4 milhões.


Os recursos para a execução da obra são uma preocupação da Comissão de Seguridade Social, que verificará se a reforma está prevista no orçamento do município de 2023.