A Prefeitura de Londrina deve investir cerca de R$ 2 milhões para revitalização do Zerão, no espaço que compreende as quadras, pista de corrida e barras de exercícios.
A situação do anfiteatro segue indefinida.
A revitalização do espaço, que é um dos principais pontos de lazer e de prática de atividade física da cidade, deve ocorrer ainda este ano. A expectativa da prefeitura é de lançar o edital de licitação ainda em agosto.
O projeto elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), em parceria com a secretaria de Obras, deixa de fora o recape e a iluminação, contemplados em uma primeira fase.
Já o anfiteatro, que deveria ficar pronto em dezembro, é uma obra da iniciativa privada e estava orçada em R$ 730 mil.
A previsão era uma reforma incluindo piso, calçadas, escadarias e a área de palco, que receberia um grande mural artístico.
Os tapumes foram retirados. Ficaram os restos de material de construção e 2 barracas usadas por pessoas em situação de rua.
Enquanto aguarda uma solução para esse impasse, a prefeitura pretende dar uma repaginada no restante do espaço, incluindo as quadras e áreas de exercício com barras, além de melhorias na acessibilidade.
Um dos principais problemas do Zerão, atualmente, é de infraestrutura. Quando chove em grande quantidade, a água desce pela Rua Dulcídio Pereira e leva terra e pedra para o fundo de vale. Uma grade erosão, inclusive, já se formou no local.
O projeto não prevê banheiros. Mas, segundo o secretário de Planejamento, Marcelo Canhada, isso está incluído em uma outra licitação da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
“a CMTU está trabalhando com este projeto de banheiros autolimpantes, terceirizados. Uma empresa ficará responsável pela segurança e pela limpeza desses banheiros que são muito modernos, a exemplo de capitais do Brasil” comenta.