Quanto vale um sonho? É óbvio que não há como mensurar. Mas se o sonho fosse algo palpável, certamente estaria na mochila de 40 garotos que embarcaram na manhã de segunda-feira (21) para o município de Rosana, no sudoeste do Estado de São Paulo. Se fosse palpável, esse sonho estaria dividindo espaço com uniforme de jogos, chuteiras, meiões, um lanchinho e pertences pessoais. Na verdade, esse sonho fez parte da bagagem dos garotos, mas foi carregado na mente de cada um. O sonho de se tornar um jogador profissional foi se recarregando em cada quilômetro rodado pelo ônibus da Secretaria de Cultura e Esporte (Sesesp) de Cascavel entre a Capital do Oeste e Rosana. O ‘busão’ carregou os atletas do Cascavel Sport World, com todos os seus pertences e seus sonhos. As equipes Sub-14 e Sub-16 participam, a partir desta terça-feira (22) até domingo (27) da 1ª Copa Internacional de Rosana, um dos grandes eventos de futebol de base do país.
A molecada do CSW não deve ter ‘vida fácil’ na competição, que conta com a presença de equipes de outros países. Mário Bonato, técnico e ‘paizão’ da gurizada, explica que o torneio terá um time do Uruguai, um da Bolívia e quatro representantes do Paraguai, além de atletas dos vários estados brasileiros. “É um torneio sul-americano com várias equipes de fora do Brasil. E a nossa escola, o Cascavel Sport World, está indo com 40 atletas, que estão divididos em duas categorias”, disse ele.
Mário Bonato quer submeter os garotos a essa ‘prova de fogo’ mesmo. No fim de 2018, o CSW se destacou no Campeonato Municipal de futebol para menores em duas categorias. O time Sub-15 foi campeão cascavelense e a equipe Sub-13 ficou com o vice-campeonato. Agora, boa parte destes garotos que passaram por estes jogos decisivos vão atuar na Copa Internacional em Rosana.