A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou nesta quinta-feira (4) a entrega de cinco frascos do medicamento Danyelza no Hospital do Câncer de Cascavel (UOPECCAN) para tratamento do neuroblastoma da paciente Yasmin Aparecida Campos de Amorim.
A entrega cumpre a determinação judicial para atendimento célere da paciente, após a não entrega dos medicamentos na primeira compra realizada pela empresa Blowout Distribuidora, sem a participação do Estado. Na ocasião, a Sesa disponibilizou R$ 2,4 milhões para a Justiça, visto que o medicamento não era comercializado no Brasil. O processo foi fraudado e é alvo de investigação.
Agora, com a fabricação em território nacional pelo laboratório Adium e visando atender a necessidade urgente da paciente, o Governo do Estado adquiriu o medicamento pela distribuidora Oncoprod e realizou a entrega ao hospital que dará prosseguimento ao tratamento da paciente.
Segundo o UOPECCAN, ainda nesta quinta-feira a paciente iniciará a preparação para recebimento do medicamento (que inclui, por exemplo, processos de transfusões) e a previsão é que na próxima quarta-feira (10) a paciente possa tomar a primeira medicação.
Segundo a prescrição médica, a paciente Yasmin precisa de cinco ciclos deste remédio, com seis frascos por aplicação. As cinco unidades entregues hoje se somam a mais uma unidade que já estava no UOPECCAN e completam o primeiro ciclo da medicação para a paciente. As demais unidades serão entregues mensalmente no hospital.
Ainda de acordo com a prescrição, a paciente precisa tomar o medicamento Leukine em conjunto com o Danyelza. Este medicamento foi doado pelo laboratório, sem custo e deverá ser entregue ainda esta semana no UOPECCAN.