Na próxima terça-feira (11), às 19 horas, a Câmara Municipal de Londrina (CML) realizará, na Sala de Sessões do Legislativo, reunião pública para debater “Segurança nas Escolas”. O evento será coordenado pelas comissões de Seguridade Social e de Educação, Cultura, Desporto, Paradesporto e Lazer, com transmissão pelos canais da CML no Facebook e Youtube.
“Já faz dez dias que estamos planejando essa reunião, justamente porque sabemos a necessidade de trabalhar o ambiente escolar no sentido se pacificá-lo. Percebemos que ao longo dos anos os jovens muitas vezes têm respondido de forma agressiva a uma série de angústias e nós queremos discutir isso com a comunidade, para que a gente crie estratégias, caminhos para termos paz e segurança nas escolas”, afirma a vereadora Prof.ª Flávia Cabral (PTB), presidente da Comissão de Educação.
Foram convidados representantes das secretarias municipais de Educação e Assistência Social, do Núcleo Regional de Educação, da Patrulha Escolar, da Polícia Militar, da Guarda Municipal e de sindicatos de professores. “Qual é o formato das nossas escolas? Elas estão preparadas? São ambientes seguros? Vamos pensar na arquitetura das escolas, na segurança que a rede estadual, a rede municipal e a rede privada oferecem. […] Precisamos saber também qual é o estado de ânimo dos profissionais de educação, o que eles gostariam que fosse feito para que se sentissem mais seguros. Vamos fazer uma ampla discussão”, explica a vereadora, que há mais de duas décadas dá aulas em cursos preparatórios para concursos e vestibulares.
Presidente da Comissão de Seguridade Social da Câmara, a vereadora Lenir de Assis (PT) ressalta que o tema é complexo e precisa ser abordado sob diversos aspectos, incluindo o da saúde mental da comunidade escolar. "É preciso uma atuação rápida do Estado para que cessem essas situações. Para isso é preciso uma ação conjunta, pensada na política de educação como um todo. A outra questão é o sofrimento de quem vive hoje nessas situações da escola, o que não vem de hoje. Vamos chamar para o debate a questão da saúde mental dessa comunidade escolar. Temos hoje alunos, professores e funcionários de escolas com a saúde mental muito comprometida", afirmou.
As comissões
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Paradesporto e Lazer tem como presidente a vereadora Prof.ª Flávia Cabral (PTB), além dos vereadores Mestre Madureira (PP), como vice, e Matheus Thum (PP), como membro.
Já a Comissão de Seguridade Social é presidida pela vereadora Lenir de Assis (PT), tem como vice-presidente a vereadora Mara Boca Aberta (Pros) e como membro o vereador Beto Cambará (Podemos).