Previsibilidade e segurança jurídica são condições mínimas indispensáveis para o agronegócio brasileiro fazer o que faz de melhor: produzir alimentos para atender parte considerável da população mundial. A afirmação é do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), e foi feita no início da tarde desta quinta-feira, 9, em coletiva à imprensa na 35ª edição do Show Rural Coopavel, que acontece desde segunda-feira em Cascavel, no Oeste do Paraná. Lira, acompanhado de dez deputados federais, foi recepcionado pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e pelo coordenador Rogério Rizzardi.
O Paraná, por meio do cooperativismo e de eventos grandiosos como esse, dá enorme parcela de contribuição ao Brasil que dá certo. “Sinto-me orgulhoso de, pela primeira vez, estar no Oeste paranaense e perceber a pujança dessa região”, afirmou Lira, parabenizando todos que fazem essa cadeia produtiva acontecer e ser sucesso. As experiências há décadas aprimoradas no Paraná, além de influenciar positivamente o agro brasileiro, são nortes para o Congresso Nacional.
“Na Câmara Federal há forte participação da bancada do agro, que conta com a Frente Parlamentar da Agricultura e apoio de instituições como a Organização das Cooperativas do Brasil. Lá, fazemos a nossa parte em favor da agricultura e pecuária, procurando observar sempre as necessidades e demandas do setor primário”. Lira destacou também o cooperativismo como um sinônimo do Brasil competitivo, que dá certo e é modelo ao planeta”.
Grandiosidade
Sobre o Show Rural Coopavel, Lira se disse impressionado com a organização e a qualidade do evento. “Andei alguns minutos pelo parque e essa caminhada foi suficiente para que eu entendesse a grandiosidade dessa mostra de tecnologia tão conhecida e respeitada em todo o planeta”. O presidente Dilvo Grolli deu alguns números desta edição: “Em apenas três dias, chegamos a 231 mil visitantes e o volume comercializado já alcança aos R$ 3,5 bilhões”. Lira também respondeu a perguntas dos jornalistas.
Nelsinho Padovani
Quem também esteve no Show Rural foi o deputado cascavelense Nelsinho Padovani. Foi dele o convite para Arthur Lira comparecer ao evento.
"Importante trazer Brasília ao interior, importante mostrar ao agro que o congresso nacional vai ser o poder moderador, que congresso está com visão nas grandes pautas nacional e principalmente trazer tranquilidade ao nosso agricultor. Lá nós vamos defender o direito de propriedade, a segurança jurídica, tudo isso que precisamos para ter a normalidade no Brasil", destacou Padovani.