Tarobá Cidade Cascavel

Atenção as dicas: engasgo pode ser fatal!

01 set 2022 às 13:23

Dia de “VIDA SEM FILTRO” no Tarobá Cidade, a Indiara Alves Teixeira - enfermeira e diretora do núcleo de educação permanente do CONSAMU, Cátia rios - enfermeira especialista materno infantil e o SGT Comarella - corpo de bombeiros de Cascavel, falaram sobre engasgo!!!



As crianças pequenas têm o hábito de colocar objetos na boca, é a forma como exploram o mundo. O engasgo ocorre quando a criança engole algo grande o suficiente para bloquear suas vias aéreas, ficando difícil ou impossível respirar. Para entender isso, é importante saber que o diâmetro das vias aéreas de uma criança é aproximadamente do mesmo tamanho que o dedo dela. Por isso, é fácil objetos, mesmo os menores, se tornarem extremamente perigosos. Falando também sobre os bebês durante a amamentação, seja no peito ou com mamadeira, é importante tomar cuidado para evitar, por exemplo, que o bebê se engasgue. Mas o que fazer se isso ocorrer?



Quem já engasgou ou presenciou alguém com a garganta entalada por algum corpo estranho sabe como essa situação é desesperadora. Além de provocar tosse intensa, impedir a fala, há uma dificuldade para respirar que, se for severa, pode fazer com que a pessoa, em pânico, se acidente e, por falta de oxigênio, tenha uma parada respiratória, desmaie e até morra. Anualmente, cerca de 3.000 mortes por engasgo são registradas no brasil... casos menos dramáticos deixam a recordação do susto e, eventualmente, desconfortos e sequelas!!!