A previsão de inflação para 2025 no Brasil foi revisada para baixo, caindo para 4,55% segundo o mercado financeiro. Embora a pequena diminuição seja vista como um sinal positivo, ela ainda está acima da meta de 3% estipulada pelo Banco Central. O consultor financeiro Lucas Gomes alertou que, diante de um cenário de melhoria tímida, o consumidor precisa manter a consciência financeira e evitar gastos inconscientes.
Cenário Econômico e Juros
O especialista confirmou que a redução da previsão de inflação é tímida, e que o impacto no bolso do consumidor até o final do ano será singelo. Contudo, ele acredita que a meta de inflação para 2026 pode ser atingida.
A redução na previsão é um reflexo dos movimentos da taxa de juros, que buscam impactar a inflação. A meta atual para 2025 (4,55%) e a projeção para 2026 (4,20%) ainda são consideradas tímidas, especialmente quando comparadas aos aumentos de custo que o consumidor sente no dia a dia.
Lucas Gomes enfatizou que o foco do cidadão não deve ser apenas em aumentar a renda, mas sim em manter o equilíbrio financeiro.