A profissão de vendedor, embora popular e considerada uma das mais antigas do mundo, é extremamente desafiadora no Brasil, segundo dados apresentados no programa Tarobá Cidade. Uma pesquisa recente aponta que menos de 22% dos vendedores conseguem atingir suas metas em menos de três meses. Para discutir os desafios e as transformações do mercado, o programa recebeu Murilo Gomes, especialista em capacitação de vendedores, que já atendeu diversas marcas.
O especialista explica que a principal razão para o baixo desempenho é a falta de profissionalização. Muitos vendedores não planejaram essa carreira, entrando no setor por necessidade ou oportunidade, e acabam deixando a capacitação de lado.
Gomes desmistifica a crença popular: "Venda não é dom, não nasce essa pessoa, venda é igual andar de bicicleta, quem quiser aprender é possível aprender." Ele aponta que o primeiro passo para o sucesso é a mentalidade, acreditando que "somos todos vendedores", o que motiva a busca por uma "escola" onde se estuda o processo de vendas.
Para o especialista, o vendedor moderno deve dominar cinco pilares: planejamento, atendimento, fazer perguntas, negociação e fechamento. Além disso, ele deve focar em ser interessante em vez de interesseiro, evitando a fama de "chato" e focando na pessoa, e não apenas no dinheiro.
Murilo Gomes também aborda o ambiente digital, onde o processo de vendas segue o funil AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação). Quanto ao futuro da profissão, ele é otimista, mas alerta: "O vendedor que não usa IA vai ser substituído pelo vendedor que utiliza", confirmando que vendas é método, processo e repetição, e não sorte.