Tarobá Cidade Londrina

Londrina Iluminação amplia atuação e aposta em tecnologia para 2026

22 dez 2025 às 17:20

A Londrina Iluminação, responsável pela iluminação pública da cidade, passará por uma transformação significativa a partir de 2026. Um novo projeto de lei, sancionado pelo prefeito Thiago Amaral, amplia as atribuições da companhia, tornando-a um pilar central para o desenvolvimento de cidades inteligentes e conectadas. O presidente da companhia, Renan Salvador, detalha os planos para o próximo ano. 


Além da manutenção da rede de iluminação, a empresa assumirá novas responsabilidades voltadas à segurança e à zeladoria urbana. Entre as novidades estão a instalação de câmaras de videomonitoramento com Inteligência Artificial, que reforçarão a segurança pública, e a implementação de sensores urbanos capazes de medir em tempo real a qualidade do ar e da água. A Londrina Iluminação também ficará responsável pela manutenção elétrica de prédios públicos municipais, garantindo eficiência e agilidade nos serviços.


Segundo o presidente da companhia, Renan Salvador, as licitações para a instalação das novas câmaras de monitoramento devem ser abertas já em janeiro de 2026. Uma das estratégias para garantir a sustentabilidade financeira da empresa é prestar serviços para outros municípios, utilizando a expertise técnica da equipe de Londrina. Recentemente, a companhia firmou um contrato com a prefeitura de Assaí para desenvolver um projeto de modernização, reforçando seu objetivo de se tornar uma referência nacional em tecnologia pública.


Renan Salvador também esclareceu que a nova lei não implicou aumento de taxas ou criação de novos impostos. A taxa de iluminação, chamada Cosip, permanece cobrada na fatura da Copel, de forma proporcional ao consumo de energia: quem consome menos quilowatts paga menos. A legislação da Cosip foi separada do Código Tributário, criando um instrumento mais transparente para o cidadão.


A reestruturação da Londrina Iluminação busca integrar o trabalho da empresa com outros órgãos municipais, como a CMTU e a CTD, acelerando a entrega de serviços modernos à população e fortalecendo o papel da companhia na transformação de Londrina em uma cidade inteligente e conectada.